PESQUISA MATÉRIA:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Café com Leite


Clique aqui para assistir ao filme
.
Quando os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.

Diretor: Daniel Ribeiro
Elenco: Daniel Tavares, Diegos Torrac, Eduardo Melo
2007 - 18 min - Cor - 35mm - Brasil
.
Matéira sobre Café com Leite no BLOG CURTAS:
.
O curta será exibido no 6º ENCONTRO DO PÚBLICO COM O CINEMA BRASILEIRO em Porto Alegre no Santander Cultural. Café com Leite será exibido junto com o longa-metragem Ainda Orangotangos: De 22 a 24 de janeiro às 19:00
Local: Santander Cultural - Rua Sete de janeiro, 1028 Subsolo - Praça da Alfândega
.
Crítica do Café com Leite no 15º Vitória Cine Vídeo
.
Por Rodrigo de Oliveira no Gazeta Online
[...]"Café com Leite" dialoga com tradições narrativas e com dramas reconhecíveis e largamente tratados no cinema para nos dizer que, por fim, se há algo que relaciona as histórias de pessoas tão diferentes entre si (e o caso aqui é de um casal homossexual que se depara com a contingência de se transformar ou não em uma família) é exatamente a possibilidade de se enxergar estas tradições uma experiência comum, e mais universal que certa carga de preconceito ou desconhecimento possa fazer parecer. Café com Leite é o "filme gay" que vêm para mostrar como essa categoria é falível e francamente equivocada (e não deixa de ser curioso que o filme tenha sido tão bem acolhido pelo circuito de festivais de temática homossexual que propagam exatamente a idéia contra a qual o curta se coloca). Tudo porque o que se coloca como mais impressionante e engajador no trabalho de Daniel Ribeiro é exatamente esse direito de ser clássico. Num festival que trouxe filmes em que a condição homossexual dos personagens era sempre motivo para demarcar diferenças abissais de comportamento, ambiente, e sobretudo de emoções (como se obrigatoriamente houvesse uma ?diferença? no sentimento dessas pessoas com o mundo), o que "Café com Leite" faz, numa revolução quieta e reveladora, é exigir seu espaço dentro dos dramas familiares e afetivos pela via da familiaridade, e não pela distinção. O jovem casal gay faz planos de casamento, trocam carinhos, tem um repertório de afetos que invade a tela com uma força incomum, e são obrigados a lidar com os as tragédias e transformações que se impõem em sua vida. O caminho é atravessado por uma fatalidade, e o surgimento em cena de uma terceira pessoa, um menino que é agora órfão e só tem o irmão mais velho e seu namorado como referências familiares torna tudo ainda mais próximo daquilo que conhecemos dos melhores melodramas. Entre choros, dores, estranhamentos e conciliações, "Café com Leite" faz mais do que criar um universo em que a homossexualidade possa existir de maneira plena e sem freios. Sua qualidade mais encantadora é justamente a de insistir em encontrar espaço neste universo nosso, existente e reconhecível, para histórias que dividem os mesmos humores e as mesmas emoções.

3 comentários:

Mob Cranb disse...

Eu gostei desse curta!Vou exibi-lo numa mostra de curtas no próximo mês. Filme que trata muito bem o quanto ser "diferente" é normal.Parabéns pelo blog, raro encontrar blog sobre curtas!

Fernando Ribeiro disse...

Muito obrigado pela visita e comentário deixado no Ante-Cinema.

Confesso que também não conhecia este blog mas fiquei já encantado. É bom saber que se divulga e se tem especial atenção a "pequenas" produções. E esse é o vosso caso pelo que já reparei. Podem contar aqui com a minha visita muitas vezes. :)

Continuação de um óptimo trabalho.

Filipe Machado disse...

Como leite no café :) Adorei esta curta! Bom trabalho!