PESQUISA MATÉRIA:

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Terceira Parte - Entrevista com Rafael Saar

Foto do filme Depois de Tudo - direção de Rafael Saar
.
Terceira parte da entrevista com Rafael Saar que dirigiu o curta-metragem Depois de Tudo com Nildo Parente e Ney Matogrosso.

BC - Qual a importância de um festival voltado para a diversidade sexual?

"Os festivais temáticos são interessantes por reunir produções e um público que tem afinidades, e é um lugar onde as trocas podem ser realizadas. Um festival de diversidade sexual não é diferente, e traz à tona discussões pertinentes sobre as representações sexuais que são ainda muito limitadas."

BC - Você pensa em dirigir um longa? Já tem algum projeto em mente? Se não, qual é seu próximo projeto cinematográfico?

"Por enquanto estou com o projeto de um documentário sobre a cantora Baby do Brasil (ex-Consuelo). É um projeto que está ainda muito no início mas que será minha primeira experiência com longa-metragem."

BC - Você ficou satisfeito com o resultado final de “Depois de Tudo”?

"Talvez seja o trabalho que eu tenha mais orgulho do produto final, assim como o “Pintinho” e o “Medo da eternidade”, que não tiveram uma carreira de festivais extensa e nem muitos prêmios, mas que gosto muito do resultado. O “Depois de tudo” tem dado bons resultados e está tendo algo que eu não conhecia que é a opinião de muitas pessoas sobre o trabalho."

BC - Qual cineasta tem um trabalho que você admire?

"O cinema que mais identifico é o que o Pasolini chama de cinema de poesia. Incluo o próprio Pasolini, Bertolucci, Tarkovski, Kieslowski, Leon Hirszman, Godard ..."

BC - Como está a carreira do “Depois de Tudo” nos festivais? Qual é a reação do público nas diversas mostras? As pessoas vêm falar com você depois da exibição?

"O filme está com uma carreira boa, ganhou prêmio nos 3 festivais que enviei e as pessoas eventualmente vêm falar comigo. Ainda há um estranhamento ao fato de o filme ser escuro e eu ter tido problema em todas as projeções."

BC - Os atores ficaram felizes com o resultado do filme?

"Até onde sei eles estão felizes com o resultado. Nildo ganhou prêmio de ator nos 3 festivais que concorremos e Ney em um deles. O Ney diz que pra ele é um ótimo exercício de contenção, de exploração de algo que ele não usa no trabalho como cantor."

BC - Se você fosse resumir a relação desses personagens em poucas palavras, o que você diria? Eles se amam? Por que não podem ficar juntos?

"Eles se amam, são felizes e estão juntos."

Nenhum comentário: