PESQUISA MATÉRIA:

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Segunda Parte - Entrevista com Igor Pitta

Igor Pitta - diretor de O Pescador de Sonhos - e equipe

7) O que acha do futuro da animação brasileira?

Muito promissor! O Brasil é muito rico culturalmente em todos os aspectos, com uma ascensão grande no cinema como também na animação. Vês muitos brasileiros fazendo sucesso no exterior, principalmente nos grandes estúdios de animação dos USA.
As conquistas a níveis de editais e apoios no Brasil tem crescido e sendo bem defendidas pela ABCA. Acredito que a tendência é de surgirem mais leis e apoios a produção desse formato. Contribuindo assim para mais e melhores projetos.

8) Como vê a importância da realização dos festivais de cinema no Brasil? O filme foi bem aceito em festivais?

Sem os festivais os curtas metragens ficariam marginalizados. Os festivais são a principal janela de exibição dos trabalhos de autores. Sem os festivais faríamos filmes para exibir a família, aos amigos e depois iriam para uma gaveta.
Sim o filme tem tido uma boa aceitação nos festivais do Brasil e do mundo. Desde 2006 já participou em 31 festivais sendo selecionado para mostras de competição. Desses festivais ganhou 5 prêmios.

9) O que você acha da linguagem dos curtas metragens em geral?

Acho importante! Porque com os curtas podemos experimentar sem ficarmos presos as regras acadêmicas do cinema. Temos mais liberdade podemos ousar sem nos preocupar com as bilheterias. Os curtas são a forma mais democrática de fazer cinema, eles não fazem parte do mercado comercial das salas de cinema. Eles são feitos para os festivais, que em grande parte são de acesso livre. É principalmente a melhor forma de quem quer começar no cinema.

10) O que você acha do futuro do curta metragem no Brasil?

Ótimo! Vê-se pelo numero de festivais que tem surgido no país e a quantidade de projetos que têm concorrido nos festivais. Cresceu muito o numero de produções de curtas, principalmente no Nordeste. As produções já não se concentram tanto no eixo Rio/São Paulo como dantes. Isso é bom! Porque começamos a ver outras expressões na linguagem do curta-metragem.

11) Qual filme e/ou diretor é uma grande influência para você? E por quê?

“O Estranho Mundo de Jack”
do diretor Tim Burton. Foi a minha maior referência na animação quando comecei e em especial porque o filme consegue juntar a poesia, surrealismo num estilo gótico com uma boa dose de humor negro.

Nenhum comentário: