PESQUISA MATÉRIA:

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Segunda Parte - Entrevista com Allan Sieber

Foto do filme: Animadores - direção Allan Sieber


5) “Animadores” foi bem aceito em festivais? O filme já recebeu algum prêmio?

- O primeiro festival que Animadores está participando é o Animamundi. Mas ele já está inscrito em vários festivais brasileiros e pelo mundo afora.

6) Qual a sua motivação para fazer animações? O que você pretende mostrar com elas?

- Minha motivação inicial sempre foi ganhar dinheiro. Veja só que rapaz ingênuo. Mas na verdade fico contente em poder contar com a Toscographics, meu estúdio de animação aqui no Rio. Só trabalho com pessoas legais, faço o que quero e nos divertimos muito.

7) O que você acha da linguagem do curta-metragem brasileiro? Você acha que atinge um público considerável?

- O curta (não só no Brasil) tem um sério problema de visibilidade, só passa em festivais ou em certos canais da TV a cabo. Mas já vi e volta e meia vejo coisas muito boas. Também há muita coisa com um certo verniz publicitário, como se o diretor encarasse o curta como um portfólio. Mas não é a regra.

8) Para você, qual a importância de festivais voltados para animação, como o Anima Mundi?

- Acho bem importante pra acabar com a confusão de que animação é um produto destinado principalmente a crianças. Nisso , acho a contribuição do FIAE ( Festival Internacional da Animação Erótica) muito grande.

9) Você acha que a Internet é hoje o meio de comunicação que melhor divulga os curta metragens? Você pretende colocar seu filme no youtube?

- Eu acho a Internet fundamental para esse papel de fácil acesso a produção, não só pra filmes, mas para quadrinhos, ilustração, etc. Eu pessoalmente nunca coloquei um filme no youtube, mas as pessoas colocam meus filmes lá e não vejo nenhum problema com isso.

10) Quais são as dificuldades que o animador enfrenta para conseguir concluir seu projeto?

- Basicamente financiamento para os filmes. Animação ainda é cara, por mais que se use o computador , é nescessário uma equipe e essas pessoas tem que serem pagas. A TV a cabo podia investir mais na produção, mas isso não rola ainda.

11) Você já tem algum novo projeto de animação? Se sim, como ele é?

- Tenho alguns projetos de longa e outros de série, mas não há nada garantido. Ultimamente o que estou fazendo é uma série de 26 pequenos episódios para o Canal Brasil, chamada “Negão Bolaoito Talkshow – Melhores Momentos” , que passa dentro do programa Retalhão. É um apresentador de talkshow bêbado, mais ou menos isso.

12) Existe algum animador que você admire, qual e porque?

- Gosto do John Kricfalusi, que criou o Ren & Stimpy. Esse cara foi um novo divisor de águas na animação mundial. Um esteta, no melhor sentido.

Nenhum comentário: