PESQUISA MATÉRIA:

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Primeira Parte - Entrevista com Igor Pitta

Entrevista com Igor Pitta diretor da animação O Pescador de Sonhos

1) Como surgiu a idéia de realizar o filme?

Surgiu de um poema que escrevi em 1995 que mais tarde em 1999 fiz adaptação em roteiro para um curta em animação.

2) Você sempre fez animações? Como foi o processo?

Não. Comecei com fotografia publicitária, eu queria ir para a publicidade, procurei me especializar nessa área. Fiz alguns cursos técnicos de fotografia, designer gráfico e desenvolvi alguns trabalhos para o meu portfólio. Em 1997 morava em Lisboa e surgiu por intermédio de um amigo, um curso de 3D que na verdade era de stop motion, intitulado de Curso de Cinema de Animação no Atelier de Técnicas Narrativas da Fundação Calouste Gulbenkian. Fiz a inscrição para a entrevista, era preciso levar um portfólio. No dia da entrevista o responsável pelo curso Jose Miguel Ribeiro, gostou bastante do meu portfólio e me chamou para trabalhar com ele na produção de um curta dele “ A Suspeita”, que começaria nesse ano. O curta de 26´ em stop motion levou 5 anos de produção. Acabei fazendo o curso só no ano seguinte, depois fiz um curso de roteiro para Cinema e TV também na Fundação Calouste Gulbenkian.
Através Zeppelin Filmes a produtora da A Suspeita, fiz alguns trabalhos para publicidade em stop motion. Participei numa serie infantil também do diretor José Miguel Ribeiro “As Coisas La de Casa”.
Enquanto participava desses projetos da Zeppelin Filmes, fui desenvolvendo alguns projetos meus, do qual um é O Pescador de Sonhos, que foi inicialmente projetado para stop motion, mas acabou sendo finalizado em 3D.
Entre 2002 e 2005 fiz vários cursos de 3D em São Paulo a fim de poder concluir o curta O Pescador de Sonhos.

3) Quanto tempo levou até o filme ficar pronto? Como foi a produção? Muita gente na equipe?

O Pescador de Sonhos levou 4 anos de produção.
Ele começou em stop motion, foi construída boa parte dos cenários. O personagem principal foi feito em marionete com esqueleto em aço e com rotulas. A outra parte do cenário seria feita em 3D como também os efeitos especiais.
Mas com co-produção chegou-se a conclusão de que fazê-lo todo em 3D seria mais vantajoso, custaria aproximadamente o mesmo e levaria o mesmo tempo da finalização em stop motion que incluía animação e efeitos especiais em 3D.
Trabalharam em todas as fases aproximadamente 15 pessoas

4) Como surgiram as parcerias do filme?

Numa das viagens que fiz ao Brasil para fazer os cursos de 3D em São Paulo, fiz alguns contatos através de amigo de infância.

5) Você é formado em cinema? Se sim, se formou em qual faculdade? O que acha das faculdades de cinema do Brasil?

A minha formação é técnica. Eu não conheço as faculdades de cinema no Brasil, mas pelos trabalhos bons que tenho visto. Penso que devem ser boas! Acredito que um bom curso é sempre fundamental, mas o interesse é também muito importante.

6) O Pescador de Sonhos é uma animação muito bem realizada. Você pensa em fazer longas em animação?

Obrigado! Sim, tenho dois roteiros em desenvolvimentos para longas.

Nenhum comentário: