PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Larissa Vereza fala sobre a produção de Noite de Cinzas


“Noite de Cinzas” surgiu durante uma temporada de estudos na New York Film Academy, em Los Angeles. Na penúltima aula de interpretação, me foi pedido que escrevesse um monólogo onde a personagem fosse completamente distinta de mim. A primeira coisa que pensei, e provavelmente metade das mulheres (suponho eu) foi: Prostituta.
Como não queria cair no óbvio, comecei a pensar em que tipo de prostituta ela seria, o que ela estaria fazendo, se foi uma escolha dela ou não... E a situação do seqüestro foi se formando na minha cabeça... Como não queria fazer o clássico monólogo, onde contracenamos com uma figura imaginária, criei a situação da irmã menor, que como única alternativa, trancou-se no armário. Depois de apresentar o monólogo à classe, a história não me saía da cabeça e depois de inúmeras pesquisas a respeito do assunto
(terrivelmente grave no Brasil e no mundo) decidi fazer o curta. Escrevi a história no avião e uma semana depois, estava filmando.
Como não tínhamos grana nenhuma, foi literalmente uma produção em família. Meu marido, o também ator Emiliano Ruschel, fez a câmera e a fotografia, minha mãe, a artista plástica Delma Godoy, fez a arte e alguns amigos nos ajudaram com o boom, rebatedores, etc. O curta foi gravado em dois dias e meio e no último dia, sem amigos disponíveis, foram minha filha e minha irmã (que fazem a Gabi), que fizeram a claquete e seguraram os rebatedores.
“Noite de Cinzas” é literalmente uma idéia na cabeça e uma câmera na mão, mas, sobretudo, uma indignação mais forte que qualquer dificuldade financeira ou técnica.
É crescente o número de meninas envolvidas neste tipo de comércio obscuro, que cada vez mais conta com o consentimento das autoridades.
É importante disseminarmos essas informações entre as jovens, que muitas vezes, sem perspectivas, saem em busca de “melhores oportunidades” e embarcam numa jornada, que na maioria das vezes, não tem volta.


Larissa Vereza
para visitar o site do filme: http://www.noitedecinzas.com/

Nenhum comentário: