PESQUISA MATÉRIA:

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Entrevista - Leonardo Gavina


Leonardo Gavina coordenador do CineSul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, disse que o festival é importante para proporcionar uma integração entre os filmes de fala latina. E que ocorre também uma expansão para o mercado de cinema. O Brasil estava perdendo o bonde. Pois essa expansão já acontecia com outros paises latinos americanos, que realizavam co-produções com a Espanha. O CineSul não é apenas um ponto de exibição, mas proporciona ao público a oportunidade de assistir nas telonas a produções que dificilmente chegariam ao mercado comercial cinematográfico. Acontece também um intercâmbio entre os paises, como no caso do Festival de Havana, que convidou os selecionados do CineSul para serem exibidos no festival desse ano. O CineSul está recebendo uma maior visibilidade no exterior.
Quanto aos curtas, Leonardo disse que a cada ano que passa a produção está aumentando. No ano passado, foram por volta de 500 inscrições de filmes, esse ano as inscrições ultrapassaram o número de 700. A exibição dos curtas nas mostras competitivas e nas mostras paralelas é muito importante, para incentivar os cineastas, futuros realizadores de longas metragens.
No CineSul 2008 nas mostras competitivas não existe mais a separação dos filmes por bitolas. Filmes em 35mm, 16mm, ou em formato digital concorrem nas mesmas categorias, sendo separados apenas pela metragem. Quando o CineSul começou não havia a legendagem eletrônica nem mesmo nos longas-metragens. Hoje, depois de o festival ganhar maior visibilidade e apoio, o público não precisa se preocupar em ir às sessões e não entender o quê os personagens falam, pois os longas-metragens já são legendados eletronicamente. Infelizmente, por falta de verba essa não é a realidade das sessões de curtas. Mas isso não chega a comprometer a apreciação dos filmes.


Para conferir a programação completa do festival: www.cinesul.com.br/site_2008/festival.htm

Nenhum comentário: