PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dez Centavos


Brasil, 2007

“Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.”

Com uma fotografia muita bem cuidada, ótimas interpretações e paisagens muito bonitas, Dez centavos é um curta completo, no qual a arte, a fotografia, o roteiro, a direção, a edição e os atores estão muito afinados. Isso sem dúvida é o mais importante para que o curta seja bem sucedido, ser um filme harmonioso. Planos extremamente bonitos, planos próximos do ator principal, mostrando o seu olhar profundo. Ou planos detalhes interessantes, como o do motor do bondinho sendo desligado e os cabos de aço parando. Ou o plano detalhe das flores sendo regadas. Um filme que emociona, pela beleza e pela história. A relação que se estabelece entre o vendedor de flores e o menino que toma conta dos carros é o ponto forte do filme. Pois o vendedor apesar de aparentar ser uma pessoa fria, ajuda o garoto algumas vezes, emprestando o banquinho e o regador, consertando seu chinelo. Sem demonstrar muita afeição, mas demonstrando certa preocupação com o garoto, pergunta se ele pretende tomar conta de carros a vida inteira. O que faz o menino parar e pensar. Um dia na vida do protagonista, mostra como o menino pobre, da periferia de Salvador, se vira para não passar fome e ainda levar algo de comer para casa no fim da noite. Isso sem apelações emocionais. Um filme muito bonito com direção de Cesar Fernando de Oliveira. Vale a pena ser visto. Dez Centavos está na programação do CineSul
http://www.cinesul.com.br/site_2008

“Para a realização do filme foi montada uma equipe com cerca de 30 pessoas entre atores e técnicos. Há veteranos, como os atores convidados: Fernando Fulco e Narcival Rubens, mas também há no elenco não atores. Já a parte técnica é formada por jovens realizadores, alguns estão participando pela primeira vez de uma produção em 35 mm.”

Fonte: http://10centavos.multiply.com/reviews

Nenhum comentário: