PESQUISA MATÉRIA:

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Até o sol raiá




“Até o sol raiá é um conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta-metragem funde a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.”

No PROGRAMA 1 das mostras competitivas de curta e médias do CineSul, o primeiro curta que foi exibido foi o curta pernambucano de Fernando Jorge e Leandro Amorim: Até o sol raiá. Uma animação em stop motion, muito bem realizada. Os bonecos dos cangaceiros, feitos por um velho artesão ganham vida. No início, apenas um dos cangaceiros desperta depois de receber um borrão de tinta vermelha. Ele vê a festa que agita uma vila sertaneja e se apaixona por uma das mulheres. Para conseguir chegar até sua amada, ele percebe que precisa de ajuda. Então, faz uso da poça de tinta vermelha no chão, e “dá” vida a outros três cangaceiros. O curta traz de maneira engraçada as desventuras do cangaceiro principal, e mostra o universo dos bonecos de massa feitos pelo artesão. O protagonista senta-se, aborrecido, e bate no braço da cadeira. No mesmo momento o braço da cadeira feita de massa se afunda. Outro personagem, no momento da confusão, se esconde atrás de um poste, mas sua barriga continua aparente, antes que o cangaceiro o descubra, ele aperta a barriga, que some. Outro aspecto interessante do filme é a língua dos personagens, eles se comunicam através de grunhidos e gestos, o que torna o filme universal nesse sentido. Não fosse a temática regional nordestina, essa história poderia se passar em qualquer lugar. Esse filme é prova de que a animação brasileira já não perde em qualidade técnica para os grandes estúdios estrangeiros. Com muita pureza de detalhes, enredo bem elaborado e imagens muito bonitas, o curta Até o sol raiá é uma ótima animação, que está presente na programação do CineSul.
Para saber mais desse filme acesse:
http://www.fantochestudio.com/ateosolraia/index.html
Para consultar a programação do festival:

Um comentário:

ATÉ O SOL RAIÁ disse...

Olá. Muito legal o blog. Só uma correção sobre o curta Até o Sol Raiá, ele é um curta feito em Animação 3D, gerada no computador e não em stop motion como fala o texto.
Valeu!
Leanndro Amorim