PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 16 de junho de 2008

CINESUL COMEÇA HOJE NO RIO

Entre hoje (16) e 29 de junho acontece no Rio a 15ª edição do Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. Produções recentes de países como Argentina, Espanha, Brasil, Portugal, México, Venezuela, Chile, Cuba, entre outros de língua latina, serão exibidas em cinco pontos da cidade (Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Cinemateca do MAM e Ponto Cine, em Guadalupe).

Serão 80 filmes em competição e cerca de 160 em mostras paralelas. Em todos os lugares, a entrada será franca, com distribuição de senhas com meia-hora de antecedência. O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Banco do Brasil.

Na categoria Curtas e Médias, serão apresentados 42 trabalhos de ficção, sendo 18 do Brasil; nove da Espanha; quatro da Argentina; quatro do México; dois do Chile; dois da Venezuela; um do Equador; um do Peru; e um de Portugal.

Na categoria Documentário, 18 curtas e médias-metragens vêm dos seguintes países: dez do Brasil; dois de Portugal; um da Venezuela; um da Nicaraguá; um da Espanha; um da Colômbia; um da Argentina; e uma co-produção Cuba/Suíça.

O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado em 1994, no Rio de Janeiro, como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica, e este ano, trabalhos em todos os suportes.

Site do festival: www.cinesul.com.br

Nenhum comentário: