PESQUISA MATÉRIA:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

David Lynch estrela curta-metragem brasileiro

PORTO ALEGRE, Brasil – V2 Cinema apresenta o curta-metragem O PASSAGEIRO OBSCURO, estrelado pelo cineasta norte-americano David Lynch. Escrito e dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro(que divide a produção com Letícia de Cássia), o filme acompanha a investigação psíquica dentro da mente de um homem morto, antes que suas memórias se desvaneçam. O PASSAGEIRO OBSCURO é o quinto e último episódio da série para a Internet Fronteiras do Pensamento: Ensaios Visuais. Uma entrevista com o diretor de Cidade dos Sonhos (2001) foi apenas o ponto de partida para o processo criativo de O PASSAGEIRO OBSCURO. “A entrevista com Lynch é um experimento visual e sonoro, para testar o quanto uma opinião pode se tornar ficção, algo completamente diferente do intento original”, diz Davi de Oliveira Pinheiro. “O curta foi estruturado sobre atmosfera e instinto, com o uso de livre associação", acrescenta o diretor. Visto por mais de 5 mil pessoas, o filme já foi matéria do site do jornal USA Today, das revistas Premiere francesa, Fangoria, entre outros. As palavras da conversação foram editadas entre os passos do Detetive (Leandro Lefa) em um vagão de trem abandonado. Davi cita seu primeiro longa-metragem (a fantasia inédita Porto dos Mortos) como a base para o curta. “Enquanto PORTO DOS MORTOS é um filme popular e perifericamente experimental, O PASSAGEIRO OBSCURO é um filme experimental perifericamente popular”, explica Davi. “Aproveitei para aprofundar questões de ritmo, movimentação interna dos personagens, permitindo esta realização ser mais instintiva que PORTO DOS MORTOS, ignorando a autocensura narrativa que nossa racionalidade impõe", complementa. Filmado em dois dias na cidade de Porto Alegre (RS), O PASSAGEIRO OBSCURO encerra a série ENSAIOS VISUAIS. Os cinco episódios apresentam quase uma hora de entrevistas e experimentações cinematográficas. Lynch, Beto Brant, Philip Glass, Fernando Arrabal, José Padilha e Wim Wenders estão entre as estrelas de cada segmento, dirigidos por cinco diretores brasileiros.




O Passageiro Obscuro from Think Tank on Vimeo.

Sinopse: Um detetive entra em um vagão de trem onde encontra diferentes manifestações de uma força que assombra o lugar.

Ficha técnica

Escrito e Dirigido por Davi de Oliveira Pinheiro; Produzido por Davi de Oliveira Pinheiro e Letícia de Cássia; Fotografado por Luciano Amaro Valério; Editado por Marcelo Allgayer. Elenco: Leandro Lefa (O Detetive) Carolina Silvestre (A Mulher de Vermelho), Isidoro B. Guggiana (O Chefe de Estúdio) e David Lynch. Duração: 9 minutos. Legendado em Português. Produzido por V2 Cinema. Patrocinado por Braskem e Copesul Cultural.

5 comentários:

Filipe Machado disse...

Muito bom, excelente curta! Fico a aguardar outras ;)

Lutimira A. Paiva disse...

Olá, faço parte das Oficinas Querô - Empreendedorismo e cidadania atraves do cinema. Estamos produzindo um programa para uma Tv retransmissora da TV Futura. Gostaria de saber se vx pode enviar seus trabalhos para avaliação de nossos produtores, para que futuramento possam ser exibidos no programa ou em ações promovidas por nós.

No aguardo de uma resposta

South Iber Tourism disse...

curta metragem para trabalho de faculdade.
http://www.youtube.com/watch?v=CZn6R4x9MCk

Hedwaldo disse...

olá, parabens pelo blog sobre curta metragnes! tá show!!! eu fiz um curta de terror e postei no youtube. Eu poderia expor aqui? Obrigado
segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=PA48pICkTjg

Rogério disse...

Baixar o Documentário - Os Curtas de David Lynch - http://goo.gl/J8X4K