PESQUISA MATÉRIA:

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Primeira Parte - Entrevista com Paulo Fontenelle

Foto do filme Mauro Shampoo - direção de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle
O BLOG CURTAS entrevistou o diretor Paulo Fontenelle sobre a produção do documentário que conta a história de Mauro Shampoo, cabelereiro e ex-jogador de futebol que ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club conhecido como o Pior Time de Futebol do Mundo.
.
.
BC - Como surgiu a idéia do argumento de Mauro Shampoo? O que te motivou a fazer o filme?

"Eu tinha acabado de fazer o meu primeiro curta-metragem de ficção e estava completamente sem dinheiro. Um dia numa conversa com o meu amigo Leonardo Cunha Lima, que tinha sido um grande companheiro nesse primeiro filme, ficamos bolando um próximo projeto. Como estavámos sem reservas financeiras, ficamos buscando uma maneira que fosse possível realizar algo com pouco dinheiro e uma equipe reduzida. Pensamos em um documentário, apesar de que a nossa vontade era fazer mais um filme de ficção. O plano, então, foi fazer um documentário sobre algum tema que fosse surreal demais para ser verdade. Foi quando veio a nossa cabeça a história do Ibis, um time que, no país do melhor futebol do mundo, entrou para a história como o “pior de todos”. Passamos dois anos pesquisando a história do time, de seus personagens e casos folclóricos com a intenção de fazer um longa-metragem. Como não conseguimos arrecadar dinheiro suficiente para um longa, resolvemos começar o projeto com um curta independente, feito do nosso próprio bolso sobre o jogador símbolo do time."

BC - Como foi a produção do curta? Foi fácil realizar o filme?

"Não tínhamos dinheiro nem equipamento. Pegamos duas câmeras emprestadas, um microfone quebrado e várias fitas Dvs recicladas. Usamos nossas milhas de viagem e fomos para Recife, onde ficamos praticamente um mês hospedados na casa da família da produtora do filme, Daniele Abreu e Lima. Filmamos mais de 30 horas de material. Quando voltamos para o Rio, ficamos com o material parado por vários meses, pois não tínhamos tempo devido aos nossos trabalhos. Até que o Leonardo recebeu uma proposta de ir morar na Nova Zelândia, então tivemos que apressar as coisas, pois corríamos contra o tempo. Editamos o filme na casa da editora Tainá Diniz, durante um mês. O meu amigo Oswaldo Montenegro fez a trilha sonora e editamos o som, no estúdio do meu amigo Carlos Toré, durante os quatro dias que antecediam a viagem do Leonardo. No segundo dia de edição de som, a luz do estúdio foi cortada, pois o sócio do Toré esqueceu de pagar a conta. Desmontamos todos os equipamentos e transformamos um quarto da minha casa em estúdio. No final, conseguimos e entreguei o DVD com o filme para o Leonardo praticamente na sala de embarque. A partir daí, foi uma longa espera para poder apresentá-lo nos festivais. Ele já tinha sido rejeitado em três festivais quando veio a notícia de que por um erro de informação na inscrição, o filme tinha ficado de fora do Festival de Recife. Isso me causou um desânimo enorme e pensei até em desistir de fazer uma carreira com o filme, afinal Recife sempre foi o nosso grande objetivo, por todo lado emocional e pelo tema ligado a cidade. Eu não conseguia entender tanta recusa por parte dos festivais. Acabei indo para o Recife mesmo assim para tentar uma exibição hour concours, ou alguma forma de mostrá-lo ao povo recifense, principalmente o próprio Mauro. Chegando lá, eu e Mauro Shampoo montamos uma banca de cabeleireiro na porta do Centro de Convenções, onde eram exibidos os filmes. Fizemos isso nos três últimos dias do Festival. As pessoas que iam entrar no cinema ficavam curiosas em saber quem era aquele maluco vestido de jogador cortando cabelo das pessoas de graça e anunciando um filme que não estava no festival e que ninguém ia ver. Essa tática ecoou tanto que o filme acabou sendo exibido na noite de encerramento do festival para quatro mil pessoas, sendo aplaudido de pé no final da sessão. Mauro chorava muito. Foi um momento de grande emoção. Isso gerou uma repercussão enorme e dez minutos depois, na própria sala de exibição, já tínhamos sido convidados para outros quatro festivais. Logo depois veio o Festival do Rio, no qual o filme se consagrou recebendo três troféus. Depois, foram mais de 20 outros prêmios nos festivais do Brasil e do mundo."

BC - Você já conhecia Mauro dos tempos em que ele era jogador de futebol?

"Não, mas me lembro de quando eu tinha 12 anos de me divertir com matérias que passavam no Globo Esporte falando da existência do “pior time do mundo”. Quem diria que mais de vinte anos depois eu estaria contando essa história."

Nenhum comentário: