PESQUISA MATÉRIA:

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Em Produção - Nossos Ursos Camaradas

Foto de Fernando Spencer - cineasta de 81 anos e mais de 40 curtas
Com mais de 40 curtas-metragens na carreira, o cineasta de 81 anos, Fernando Spencer, ajudou a construir a história do cinema em Pernambuco e ainda tem projetos na gaveta.
Fernando retoma as filmagens do curta-metragem Nossos Ursos Camaradas, iniciadas no carnaval deste ano. O novo projeto é um documentário/ ficção dedicado às troças de Ursos. Numa crítica bem-humorada, o filme trata da simbologia relacionada ao animal, as origens da brincadeira, os desfiles das agremiações e ao imaginário popular em torno do tema. Gravado em digital com produto final em 35 mm.

"Fiz o roteiro baseado no texto que pedi a Mario Souto Maior sobre a origem dessa brincadeira carnavalesca. Nossos Ursos é um projeto que tenho há oito anos e agora finalmente vou realizá-lo”, diz Spencer - contente em ver o filme sair do papel.


A produção foi contemplada pelo Programa Petrobrás Cultural e conta com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco – por meio da Fundarpe.
Spencer é um realizador apaixonado e idealista. Já tinha onze anos de jornalismo, quando finalizou, em 1969, o seu primeiro filme, uma ficção de sete minutos, em preto e branco chamada A busca. Hoje, aos 81 anos, não pára e ainda tentar viabilizar recursos para os curta-metragens: O dia em que Lampião enfrentou John Wayne e O pequeno grande mundo de Vitalino.
Fernando Spencer é conhecido como o cineasta das três bitolas, pois seus filmes foram realizados em super-8, 16mm e 35mm, além de trabalhos em vídeo. Autodidata , encontrou no super-8 a sua grande escola, realizando neste formato metade da sua produção cinematográfica. Foram 43 obras (sete em vídeo) em 36 anos de cinema, a maioria registrando as atividades da arte e da cultura populares do Nordeste.
O elenco é todo formado por pernambucanos, inclusive o protagonista Domingos Leão, que saiu cedo daqui para estudar artes dramáticas no Reino Unido e hoje vive em São Paulo , Leão participa do elenco de Ensaio sobre a cegueira, do diretor Fernando Meireles, e acaba de compor o elenco da série Som e Fúria da O2 filmes.
A produção é da Página 21, a mesma produtora que fez o DVD duplo Paixão de Cinema, que inclui documentário sobre a trajetória do cineasta e mais 13 filmes realizados pelo próprio Spencer.


“É uma grande honra estar com Spencer em mais esta produção. Tivemos todo o zelo com o projeto para realizá-lo da forma como Spencer pensou. Ele tem o mesmo entusiasmo de um estudante fazendo o seu primeiro projeto”, diz Amaro Filho, um dos sócios da Página 21 e assistente de direção do filme.

“Spencer é a memória viva do cinema pernambucano e temos essa alegria de trabalhar com ele”, enfatiza Claudia Moraes, produtora Executiva.

Nenhum comentário: