PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Do fundo do baú - Ó Antenor, Igualmente Nós

Um vídeo-ensaio sobre a representação do pobre no cinema brasileiro. O vídeo busca através das imagens de filmes, que marcaram o cinema nacional, refletir sobre as diversas representações da pobreza e seus significados. Esse vídeo-ensaio é resultado do projeto de conclusão de curso "Do Cangaceiro ao Soldado do Morro - Mudanças na representação da pobreza no cinema brasileiro" realizado na disciplina de projeto experimental ministrada pela Puc - Minas.

Um vídeo de:
Ana Claudio Cirino
João Carvalho
Marina Costa
Marina Rattes
Patrícia Gomes



"A utilização de imagens de personagens pobres do Cinema Novo e da produção audiovisual contemporânea permitiu a análise de discursos e idéias de diferentes cineastas ao longo da história do cinema brasileiro. Os depoimentos colhidos nas ruas de Belo Horizonte revelaram um ponto de vista que raramente ganha destaque: a visão dos pobres sobre a forma como são representados e a falta de acesso dessa parcela da população às salas de cinema."

*Melhor Vídeo Universitário Experimental do Gramado Cine Vídeo 2005 *Melhor vídeo da 4º Mostra Nacional de Vídeo Universitário da UFMT *Exibido no Cine Humberto Mauro, dentro da programação do Curta Minas *Exibido na 9º Mostra de Cinema de Tiradentes *Exibido Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, na mostra especial “Viva o Cinema Brasileiro” *Exibido no 1º Festival de Vídeo da UFV *Selecionado para a Feira do Audiovual “Viaxes Lusofonicas” da Universidade de Compostela, Espanha.

Nenhum comentário: