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terça-feira, 9 de setembro de 2008

Por Dentro Dela

Cartaz do filme Por Dentro Dela - direção de Alan Medina e Victor Hugo Simões


Por dentro do filme: Por Dentro Dela – texto extraído do site: http://pordentrodela.sites.uol.com.br

"Por Dentro Dela pretende abordar a problemática do amor moderno, o modern love. A idéia está associada historicamente às relações fugazes que se determinam pelo ambiente metropolitano. O ritmo impresso em nossos corpos é, na maior parte das vezes, o da tecnologia. Nas casas noturnas por exemplo, as luzes, os aditivos e o som industrial, criam um ambiente que ajuda a codificar relações amorosas instantâneas e fragmentadas. Desde a revolução sexual nos anos 60, as relações sexuais livres contrapõem-se ao padrão familiar tradicional, e recebem a crítica de não conseguirem suprir as necessidades afetivas do modelo de casamento. Entretanto, na virada do milênio, é do seio dessas novas relações que podemos ver emergir uma nova idéia do amor, que dura no tempo como renovação do Romantismo.
O Filme está inserido em um momento histórico (atual) de intensa mutação das sociedades humanas, há mais de 200 anos. Revoluções tecnológicas, modelos de organização econômica, política e social têm reverberado no universo comportamental da espécie. Características masculinas e femininas encaradas como naturais e orgânicas, começam a se multifacetar, e hoje podem ser identificadas de forma mais amoral, o que revela o caráter cultural destes atributos.
Hoje podemos dar crédito à história de um homem que chega ao limite de travestir-se segundo a imagem da mulher amada, seu ideal romântico. Este é o caso do protagonista de Por Dentro Dela, que apresenta a construção de uma relação afetiva sólida não convencional entre um homem e uma mulher.
Luiz resolve sair a procura de sua felicidade. Esta busca o leva a ter experiências homossexuais, a travestir-se e até a imaginar-se “grávida”. Porém, em nenhum momento de sua trajetória, deixa de amar Rosa, seu complemento natural, sua fonte de vida. Rosa, por sua vez, aceita as escolhas de Luiz até o limite da “patologia”, sem que isso seja um sinal de submissão. Pelo contrário, ela é a personificação do amor incondicional, a aceitação integral de quem ama. Para Rosa, Luiz é mais do que um corpo masculino, é mais do que um corpo, mais do que qualquer imagem ou comportamento pré-estabelecido.
Assim, esta relação desafia o tempo louco da cidade, superando os estereótipos dos antigos padrões do amor. O desfecho de Por Dentro Dela defende as diversas formas de relação, ampliando o horizonte das possibilidades de amar. Como o curta trata da inadequação de Luiz em relação a seu corpo, a gestualidade contribui mais para o desenrolar da trama do que a palavra pronunciada. A estética do filme adota a “não-fala”, que se revela mais expressiva para a construção da narrativa. A fala, presente apenas em uma cena, aparece para ressaltar ou complementar a história, contada a partir de imagens."
Por Dentro Dela esteve em cartaz no 19° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

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