PESQUISA MATÉRIA:

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O filme esquecido de Santos Dumont

Fotos Coleção Santos Dumont/Acervo do Museu Paulista/USP

O cinema foi muito importante no início da aviação pois era a única maneira de se homologar o marco do primeiro vôo realizado. Por esse motivo, existem tantos registros visuais antigos e engraçados de tentativas frustradas de vôos. Foi também o registro imagético que estabeleceu o vôo de Santos Dumont como o primeiro da história, pois diferente dos irmãos Wright, Santos Dumont filmou seu feito. Outra curiosidade que envolve Santos Dumont e o cinema é que o primeiro registro sonoro do cinema francês, foi um discurso proferido pelo aviador na Academia Francesa de Aviação.
O filme esquecido de Santos Dumont, um curta-metragem com imagens do aviador aos 28 anos, explicando seu balão dirigível a um nobre inglês, foi descoberto pelo cineasta Carlos Adriano. O filme foi encontrado em um raro mutoscópio, no museu do Ipiranga em São Paulo. Carlos Adriano, resolveu pesquisar o artefato cinematográfico mantido no acervo da sala Santos Dumont e encontrou o mutoscópio, composto por 1.322 cartões fotográficos guardados em seu carretel (658 com imagens e 664 brancos ou pretos). Carlos imaginou que o objeto representasse um registro de Santos Dumont que merecia investigação detalhada. E em 2004, decidiu transformá-la em matéria-prima de seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.
O que resta desse filme feito em película há mais de cem anos, se resume a menos que um minuto – 52 segundos e 16 quadros. Santos Dumont explica seu balão dirigível a C.S. Rolls. Essas imagens foram filmadas provavelmente entre 22 e 28 de novembro de 1901, em Londres, pela filial britânica da produtora American Mutoscope & Biograph Company, e exibidas pela primeira vez em 3 de dezembro de 1901, no Palace Theatre, também na capital britânica.

Nenhum comentário: