PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Festival do Rio 2008 - Curtas

Foto do filme Areia - direção de Caetano Gotardo


Dia 25, próxima quinta-feira, começa mais uma edição do festival mais esperado do ano pelos cariocas, o Festival do Rio 2008. Entre os curtas-metragens selecionados para o festival estão alguns já premiados em outros festivais importantes pelo Brasil e exterior. Areia, de Caetano Gotardo, recebeu o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Gramado. Booker Pittman de Rodrigo Grota, também recebeu vários prêmios em Gramado, entre eles o prêmio especial do júri e o prêmio da crítica. Café com Leite, de Daniel Ribeiro, foi premiado no Festival de Berlim. E Remo Usai - Um Músico Para o Cinema, de Bernardo Uzeda, venceu o É Tudo Verdade 2008. Até dia 9 de outubro o público poderá conferir excelentes curtas brasileiros em meio aos longas nacionais e internacionais. O filme vencedor recebe o prêmio Redentor de Ouro de melhor curta do Festival. Em matéria escrita por Eduardo Valente, para o site Cinética, Caetano Gotardo falou sobre a produção de Areia:

“... Juntando a personagem com as outras imagens que já tinham se formado para mim, comecei o roteiro descrevendo Alice sentada na areia da praia apertando o peito e a barriga de um homem. Assim, o personagem Pablo surgiu primeiro como presença de um corpo ao lado de Alice. Essa mão apertando um corpo também determinou para mim um interesse em trabalhar no filme com a idéia do tato, do ato de pegar algo com as mãos (o que me parecia reforçar a relação entre presença física e lembrança, que no filme se misturam, de certa forma)...”

A qualidade nos curtas-metragens nacionais: o cuidado na decupagem dos planos, na preparação dos atores, na iluminação, na direção de arte e na elaboração dos roteiros, que se percebe nos curtas selecionados para o festival, nos faz antever os futuros realizadores de longas-metragens. E se essa qualidade se mantiver nos futuros longas, poderemos esperar um impulso no cinema nacional em pouco tempo.

Nenhum comentário: