PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sobre o Anima Mundi 2008


*Imagem do filme: Quando a Monção Voltar. Sobre uma rã que enfrenta um enorme sapo. Em cartaz na sessão Animação em Curso 4

Começou dia 11 de julho, o festival Anima Mundi, o 16º Festival Internacional de Animação do Brasil, que vai até o dia 20 desse mês, no Rio de Janeiro. O Festival que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Oi Futuro, cinema Odeon, Estação Botafogo e Centro Cultural dos Correios – Praça Animada, é prestigiado pelo público carioca, que está comparecendo em massa. Na sexta-feira, dia 11, os ingressos de várias sessões no CCBB, já estavam esgotados com horas de antecedência. O Blog Curtas está cobrindo o festival. E nesse primeiro dia de exibições, no CCBB, havia além das sessões de filmes, atividades “animadas” nas quais o público poderia, por exemplo, se fantasiar e interagir com cenários virtuais. Como se criassem as próprias animações, assim na base do improviso e da experimentação, no meio do centro cultural. Essas animações, feitas ao vivo, eram projetas em telões e podiam ser assistidas por quem passava pelo CCBB. Assisti à sessão Animação em Curso 4, que mostra filmes realizados por escolas e cursos de cinema do mundo inteiro. Os filmes me impressionaram, principalmente, pelo primor no seu acabamento. Para curtas-metragens feitos por estudantes, já demonstram uma técnica e um cuidado, profissionais. As animações são variadas, algumas feitas em 3D, outras em 2D e outras com a técnica mais antiga do lápis e aquarela sobre papel. Alguns curtas-metragens têm uma preocupação maior com o traço e com grande quantidade de detalhes inseridos nas cenas. Nesses, às vezes, é assustadora a semelhança da animação, com o que seria a imagem real. É impressionante o desenvolvimento que a animação alcançou na era do computador. Já outros curtas têm uma estética mais “clean”, e se preocupam mais com o enredo, do que com desenho em si. Como é o caso do filme: Keith Reynolds Can't Make it Tonight, filme que narra a história do personagem principal Keith Reynolds em sua empresa. Os personagens da animação são todos feitos ao estilo “desenho de pauzinho”, diferenciados apenas pela cor. Acompanhado por uma narração em off, o personagem segue em sua empresa até o seu desfecho final.
É importante lembrar que antes de ir às sessões, as pessoas devem conferir quais delas são próprias para o público infantil, pois apesar de ser um festival de animações, grande parte da programação é própria para o público adulto e não para as crianças. Especialmente para elas, existem cinco sessões: Infantil 1, 2, 3, 4 e 5. O Anima Mundi começou em grande estilo. Durante essa semana serão postados textos sobre os diversos filmes do festival.

Para conferir a programação completa acesse:
http://www.animamundi.com.br/

Nenhum comentário: