PESQUISA MATÉRIA:

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sessão - Juan Pablo Zaramella (Anima Mundi 2008)

Foto do filme "El Desafío a la Muerte" de Juan Pablo Zaramella

Os filmes de Zaramella, cineasta argentino, são simplesmente excelentes. A primeira animação, da sessão, feita em massinha El Desafío a la Muerte conta a história de Fahaki Ayunanda, que pela primeira vez, diante da câmera, depois de meditar por 50 dias, sem comer e sem dormir, coloca a sua fé à prova. Ele coloca o corpo inteiro dentro de um liquidificador e diz que permanecerá vivo depois de ligá-lo. É uma animação muito engraçada. Depois de se espremer e entrar no eletrodoméstico, Fahaki liga o liquidificador. O que acontece é que Fahaki vira um líquido cor de rosa, que escorre pelo copo do liquidificador. O momento é tenso. Surge a alma de Fahaki que sai do eletrodoméstico com asinhas nas costas. Mas não pense que a história acaba assim. Fahaki pega um canudinho e suga a massinha que ficou no copo e desse modo, seu corpo ganha forma novamente e ele volta à vida.
O filme “El Guante” conta a história de um homem que é dominado por uma luva de couro. A luva assume a autoridade sobre o corpo do homem e o leva para onde quer. O personagem é arrastado por toda sua casa e depois pela rua, por sua mão, que tem como objetivo dominar o mundo. A luva mostra um álbum de fotos para o personagem e revela que ela já esteve na mão de Hitler, Napoleão, entre outros. O desfecho do filme é trágico para a mão do protagonista.
Outro curta de Zaramella, feito para o canal Nickelodeon, mostra um espelho que brinca com o rosto das pessoas.
A animação “Sexteens” feitas em stop motion com bonecos, conta a história de 3 adolescentes no início de suas vidas sexuais, é um curta educativo sobre temas relacionados ao sexo e como sempre bem engraçado.
A sessão especial de Juan Pablo Zaramella está em cartaz no Anima Mundi:
http://www.animamundi.com.br/
Para acessar o site de Zaramella clique:
http://www.zaramella.com.ar/

Serão postados textos separados sobre os filmes: Lapsus e Viagem à Marte

Nenhum comentário: