PESQUISA MATÉRIA:

terça-feira, 22 de julho de 2008

Segunda Parte - Entrevista com Victor-Hugo Borges

Foto do filme Ícarus


5) Alguma vez, por algum motivo, você pensou o que o filme não ia ficar pronto? Se sim, quando?

Isso jamais se passa pela minha cabeça. Vc pode ficar pessimista, mas tem que ir até o fim, tem um momento que o filme não é mais teu.

6) A estética do curta, me lembrou muito o estilo de Tim Burton, e o expressionismo alemão. Quais foram as suas influências para criar o mundo de Ícarus?

Sou formado em artes plásticas, como muitos animadores...o cinema me influencia menos do que parece.
Consumo pouquíssimos longas por ano. Meu consumo cultural fica em torno de curtas metragens, artes visuais e vídeogames. Mas o expressionismo alemão me fundiu a cabeça durante a faculdade e me ajudou a construir uma fluência de expressão. O Icarus é meu quinto trabalho profissional em animação e carrego isso em todos meus filmes.

7) Foi difícil conseguir os apoios para o filme?

A gente vive no Brasil, onde produzir cultura é quase uma "culpa" por conta dos contrastes que vislumbramos todos os dias.
É quase supérfluo, não parece urgente. Pensando por esse lado, mesmo que não tenha sido fácil, me sinto um privilegiado.

8) O que você pensa da animação no Brasil? Existe um mercado bom para quem trabalha com isso? Quais são as possibilidades?

Existe sempre mercado pra quem faz as coisas com vontade e profissionalismo. Mesmo num país em desenvolvimento e cheio de impecilhos que não existem em outros países. Por exemplo, minha produtora está produzindo um longa de animação e não consegue preencher seu casting de animadores, porque os bons profissionais estão sempre ocupados.
Tem muita gente que reclama mas não se esforça pra atingir seu potencial verdadeiro.

9) Qual a importância de festivais como o Anima Mundi?

É quase sempre a única forma de se mostrar um trabalho independente em curta metragem e de formar o público para um consumo mais livre, sem os limites criativos que o grande mercado impõe.

10) Como vocês chegaram ao modelo final do boneco de Ícarus? Foi difícil encontrar um rosto expressivo?

O rosto do Ícarus foi inspirado no do meu próprio filho, que deu origem também a história do filme.

Um comentário:

João Pinto disse...

Claro que estamos dispostos a adicionar-vos á nossa lista de parceiros e podem fazer o mesmo com o nosso blog. Boa sorte com o interessante projecto em mãos.

Abraços
Portal Cinema