PESQUISA MATÉRIA:

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Segunda Parte - Entrevista com Cesar Fernando de Oliveira

Foto do filme: Dez Centavos - dirigido por Cesar Fernando de Oliveira

6) Qual a importância de festivais para a exibição de curtas? E como foi a aceitação de Dez Centavos nos festivais? Você conseguiu entrar na maioria em que se inscreveu?

Os festivais são super importantes, eles funcionam como vitrines para os curtas-metragens, principalmente aqui no Brasil, onde não temos muitas TV´s que compram e exibem curtas. Enviei 10 Centavos pra muitos festivais e foi selecionado em alguns, em todos que participou ele foi bem recebido, conquistou 8 prêmios, sendo um deles internacional.

7) Como foi para você receber os prêmios do festival de Guarnicê? Isso abriu mais portas para você dentro do mercado cinematográfico?

Foi uma alegria imensa, recebemos tanto o prêmio da crítica, quanto o de público, foi a consagração do filme. Além de ter sido uma surpresa, como não pude ir para o festival, um amigo daqui de Salvador que estava lá ligou para informar sobre o resultado.
A premiação foi muito recente, os prêmios são importantes pelo reconhecimento, mas ainda é cedo pra falar algo sobre mercado.

8) Como você fez a preparação de atores? Qual o processo para trabalhar com um ator que ainda é uma criança? Ele já era ator antes do filme? Se não, como foi o processo?

Essa preparação começou desde a pré-produção. No início pensei em utilizar um garoto que não tivesse nenhuma experiência de ator para o papel principal, e até ensaiamos durante um tempo com um, mas tivemos bastante dificuldade nesse processo, principalmente devido ao comprometimento com o papel. Tanto que o protagonista do filme, Jorge Junior, acabou surgindo uma semana antes das filmagens, ele ainda não era ator, mas tinha acabado de fazer um teste para uma companhia de teatro e se encaixava no perfil, já que também trabalhava nas ruas, ajudando sua avó que vende doces na porta de um teatro.

9) Você gosta do resultado final do filme?

Gosto muito. Além de ter ficado bem próximo do que havia planejado.

10) Quais são seus planos para o futuro?

Continuar fazendo Cinema.

11) Em qual filme e/ou diretor você se espelha e por quê?

Gosto de bastante coisa, mas talvez Truffaut, Bergman e Fellini formam a tríade que mais me identifico. Eles conseguiram unir magnificamente realismo e poesia.

Nenhum comentário: