PESQUISA MATÉRIA:

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Corte Eléctrico (Anima Mundi 2008)


Corte Eléctrico
Direção: María Arteaga Ariza
Colômbia - 2008
Sinopse: Um limpador de vidro invade a privacidade dos residentes do prédio Olimpo. Cada um tem sua própria história. Todos têm algo a esconder.
produção: Impala
técnica: recortes, cut-outs, rotoscopia, rotoscope, computador 2D, 2D computer, computador 3D, 3D computer, fotos, photos.


Na cobertura do Anima Mundi 2008, ontem assisti à sessão Panorama 3, na qual foi exibido o filme colombiano Corte Eléctrico, de Maria Artega. A trama dessa animação se desenrola na medida em que o personagem principal, um limpador de vidros, vai descendo pelo exterior de um prédio e parando em cada andar para fazer o seu trabalho. Os personagens são bastante caricatos, como as velhinhas costureiras: uma grande e gorda, que carrega outra menorzinha, nos ombros. E nessa posição as duas cosem um vestido. Ou o homem suspeito que toma uma sopa cheia de dedos humanos, enquanto assiste a vários aparelhos de televisão ao mesmo tempo. A montagem do enredo, toda em cima do que acontece em cada andar do edifício, é bem interessante. Revela o que é normalmente deixado oculto, a vida por trás das paredes e portas fechadas, o cotidiano das pessoas, invadido pelos olhos do limpador de vidros, inconveniente. O ápice da história acontece quando o limpador de vidros descobre que a cantora pop seqüestrada (sabemos do seqüestro pela notícia que aparece em um dos televisores do homem que toma a sopa de dedos) está presa em um dos andares mais baixos do edifício. É nesse momento que o limpador de vidros acha um motivo bom o suficiente para deixar o lado de fora e adentrar um dos apartamentos.
A animação impressiona pelos seus mínimos cuidados, como a cena da chuva. Uma cena extremamente bela, desde o momento em que a “vilã” (seqüestradora) sai do edifício e abre seu guarda-chuva vermelho, até os momentos em que ela caminha na calçada. Algo que sempre me impressiona em animação é a água. Pois imagino que seja muito complicado fazer uma cena de chuva que fique realmente realista. E nesse caso, a cena ficou linda!
Corte Eléctrico está na sessão Panorama 3, do Anima Mundi. Para conferir a programação do Anima Mundi acesse:
http://www.animamundi.com.br/fest_filme.asp?cod=5578
Para saber mais sobre essa animação entre no site do filme:
http://www.corteelectrico.com/
Lá você pode saber mais sobre os personagens, sobre a produção, assistir ao trailer, e saber outros detalhes da animação.

Nenhum comentário: