PESQUISA MATÉRIA:

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Primeira Parte - Entrevista com Victor-Hugo Borges

Foto de Victor- Hugo - Diretor da animação Ícarus

1) Como surgiu a idéia para o roteiro do filme?

A idéia saiu de uma conversa com meu filho (na época com apenas 2 anos de idade) depois de eu contar pra ele uma versão simplificada da história que depois se transformou no filme. Inventei na hora o conceito do menino que nunca via o pai e da forma sutil que se comunicavam, através do robô. Ele demonstrou muita emoção após o término da história, por isso quis extrair dele a interpretação que teve. Fiquei surpreso, pois ele de fato tinha entendido profundamente o que eu pretendia passar, e fiquei surpreso tambem de minha história improvisada e "gestual" ter agido dessa forma muito mais intensa que eu previa. Portanto, achei que valia a pena investir nesse conceito e então fiz um tratamento de roteiro, que foi mudando muito com o passar do tempo, surgiram outras camadas.

2) A sua intenção era fazer uma animação voltada para o público infantil?

A intenção é, sempre, de fazer um filme...De que forma ele vai agir e pra que público vai falar mais alto vai variar muito e não cabe a mim decidir. Ás vezes não gosto que o filme seja chamado de infantil, porque o universo infantil é somente o ponto de partida...Mas acho que Icarus é um filme adulto que se utiliza de um verniz de fábula infantil pra falar pro adulto o quanto ele mudou e o quanto ele perdeu sem perceber.

3) Quanto tempo o filme demorou para ficar pronto?

A produção demorou 2 anos, poderia ser muito menos caso a técnica não se demonstrasse tão mais complexa do que imaginei a princípio e tambem por problemas de produção. Mas desde a idéia original foi muito mais que isso, foram quase 5 anos desde o roteiro pronto. Essa demora foi por conta do tempo para se conseguir patrocínio.

4) Como foi o processo de produção? Vocês tiveram algum problema?

O filme é bem complexo tecnicamente. Os bonecos são bem grandes por conta da proporção cabeça/corpo. Como a cabeça é muito grande, e o corpo tem que ter um tamanho mínimo pra se animar com qualidade, os bonecos acabaram com em média de 40 a 60 cm e com um peso acima do desejado. Um dos probemas do stop motion é o domínio da gravidade, o tempo inteiro, frame a frame vc luta contra ela, que pode arruinar uma cena que demora 2, as vezes 4 dias pra se terminar. Alem disso, a inserção dos personagens nos fundos digitais (3D) teve um tremendo planejamento e uma execução na base do erro e acerto. Ajustar a luz, a direção de arte e "atuação" dos personagens foi um desafio que motivou minha equipe mas ao mesmo tempo deu margem pra alguns contratempos.

5) Alguma vez, por algum motivo, você pensou o que o filme não ia ficar pronto? Se sim, quando?

Isso jamais se passa pela minha cabeça. Vc pode ficar pessimista, mas tem que ir até o fim, tem um momento que o filme não é mais teu.

Nenhum comentário: