PESQUISA MATÉRIA:

terça-feira, 30 de setembro de 2008

12ª Mostra de Cinema de Tiradentes


Estão abertas as inscrições de filmes e vídeos para a 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O festival que acontece na cidade histórica do interior de Minas Gerais é um dos melhores festivais de cinema do Brasil. Com exibição de filmes ao ar livre na praça, onde é armado um enorme telão, a cidade parece respirar cinema por 9 dias. Em janeiro de 2009 de 23 a 31 de janeiro.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

– Mostra de curta-metragem
Poderão participar filmes de curta-metragem:
. Realizados por produtores ou diretores brasileiros sediados no Brasil
. Concluídos a partir de 2007
. Com duração máxima de 25 minutos RUA PIRAPETINGA, 567 SERRA PABX: (31) 3282 2366 BELO HORIZONTE - MG CEP: 30220-150 E-mail: mostratiradentes@universoproducao.com.br www.mostratiradentes.com.br
. Finalizados nos seguintes formatos: 35mm e 16mm - As exibições de curta-metragem serão realizadas em sessões no Cine-Tenda e Cine-Praça

– Mostra de vídeo
Poderão participar filmes de vídeo:
. Realizados por produtores ou diretores brasileiros sediados no Brasil
. Concluídos a partir de 2007
. Com duração máxima de 30 minutos
. Finalizados nos seguintes formatos: beta ou digital
. Os longas em digital serão exibidos no formato final beta sp. A cópia para exibição do filme no evento deverá ser fornecida pela produtora/distribuidora obrigatoriamente em beta sp ou minidv. - As exibições de vídeo serão realizadas em sessões no Cine-Tenda

- INSCRIÇÃO
1 – A inscrição é gratuita e acontecerá através do site oficial do evento www.mostratiradentes.com.br no período de 25 de setembro a 05 de novembro de 2008 (até 18:00 horas – horário de Brasília)
2 – Para seleção, deverá ser enviada a cópia do filme em DVD juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.
3 – O material, obedecendo ao período de inscrição, deverá ser enviado para:
UNIVERSO PRODUÇÃO
Evento: 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Rua Pirapetinga, 567 – Serra
Cep: 30220-150 Belo Horizonte – MG

Trópico das Cabras - Festval do Rio

Foto de making of do filme Trópico das Cabras - direção Fernando Coimbra


Um jogo de sedução, um road moovie, entre os planos silenciosos de Trópico das Cabras, apenas a voz em off do protagonista argentino. O diálogo entre o casal que parte para uma viagem sem destino, numa tentativa de redescobrir a paixão, só acontece em uma das últimas seqüências, e na verdade não faz a menor falta durante o resto do filme, pois as imagens têm o incrível dom de falar por elas mesmas. O personagem principal narra a história, falando sobre o fim do desejo pelo corpo da mulher que o acompanha. Os dois ao tentarem driblar a extinção da paixão, começam a entrar em um jogo sexual que envolve voyerismo, violência, sedução de outras pessoas, e uma enorme tensão sexual, que permanece por todo o filme. Mas como o personagem narra, inevitavelmente, seu desejo pelo corpo dela vai diminuindo, diminuindo, até não restar mais nada e depois até se transformar em uma espécie de asco. Mesmo depois disso o casal ainda permanece por um tempo junto, viajando no Chevette 79, descobrindo cidades, tirando fotografias com a maquina Polaroid, passando por lugares com paisagens maravilhosas. É nítido que ambos se compreendem sem necessidade de muitas palavras, como se em cada gesto se comunicassem perfeitamente. Mas também com igual nitidez, já não existe mais o amor. Talvez apenas a sombra de alguma paixão, que por ter sido grande, ainda os mantém unidos. Trópico das Cabras é um curta longo, com 24 minutos. Passou-me a impressão de possuir um potencial enorme para ter sido um longa-metragem, pois o filme envolve o expectador e ao terminar, deixa uma vontade de ver mais, de continuar desvendando aquela história e entrando na vida dos personagens. O que me impressionou também foi o cuidado do diretor na decupagem, belo plano em que vê-se o protagonista na frente, fumando um cigarro, e ao fundo, refletidos por um espelho, sua mulher transando com outro homem. Muito bonitos também os planos da estrada e vários outros. O que se deve também ao cuidado da fotografia, impecável. Trópico das Cabras lembra os filmes marginais, percorrendo lugares sujos, lidando com a crueza dos personagens que fazem da estrada, a vida. Sem dúvida um dos melhores curtas que tive a oportunidade de ver ultimamente. Trópico das Cabras está em cartaz no Festival do Rio 2008 e abre o longa “A Erva do Rato” do cineasta Júlio Bressane. O curta acabou de receber mais dois prêmios: Melhor Filme, e Melhor Montagem, do festival 6º Curta Santos.

Horário do filme no Festival do Rio:
Segunda-feira, dia 29/9, às 20h, no Cine Palácio 1
Terça, dia 30/9, às 15h30, no Cine Odeon Petrobras
Quarta, dia 1/10, às 15h40, no Cine Estação Vivo Gávea 3
Quarta, dia 1/10, às 22h10, no Cine Estação Vivo Gávea 3

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dossiê Rê Bordosa - Festival do Rio

Foto do filme: Dossiê Rê Bordosa - direção César Cabral


O curta Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, aborda de forma muito divertida, a morte da personagem, criada pelo cartunista Angeli, Rê Bordosa. A personagem emblemática retratou as aventuras de uma mulher de 30 anos de 1984 a 1987, quando Angeli decidiu matá-la. O documentário animado pretende investigar a morte da personagem com entrevistas com Angeli e outros personagens do cartunista, tudo em stop-motion. Trata-se de um documentário que entrevista o pai da personagem, e desvenda os reais motivos que o levaram a assassinar sua criatura mais famosa, além de trazer depoimentos de outros quadrinhistas sobre o impacto dessa tragédia no cenário nacional. Rê Bordosa já havia sido objeto cinematográfico anteriormente, em Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n'Roll, mas a técnica usada na animação foi 2D. Dossiê Rê Bordosa foi selecionado para o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade de 2008, e agora está no Festival do Rio.

Horário do curta no Festival do Rio:
Terça - 30/09/2008
Odeon Petrobras
22:30:00 hs

Quarta - 01/10/2008
Odeon Petrobras
13:15:00 hs

Quinta - 02/10/2008
Est Vivo Gávea 3
13:30:00 hs

Quinta - 02/10/2008
Est Vivo Gávea 3
20:00:00 hs

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Curtas brasileiros no Festival de Conits na França


Foto do filme: Vida Maria

Premiados no Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual e no Curta Atibaia, quatorze curta-metragens brasileiros são exibidos na França. Ganhadores do 3 FAIA - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, os curtas "Vida Maria", de Márcio Ramos e "A Noite do Vampiro", de Ale Camargo são as principais atrações da Mostra de Curtas-Metragens Brasileiros que acontecerá hoje e amanhã dentro da programação do 13° Festival Internacional de Contis (FR). Resultado da parceria mantida entre os festivais, além da exibiçãode curtas-metragens, a participação brasileira apresenta ao público francês exposições e performances de quatro artistas plásticos brasileiros - Vitor Carvalho, André Crespo, Beth Verdegay e SuzyMidori. Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Mostra de Curtas-Metragens Brasileiros em Contis é organizada pela Associação de Difusão Cultural de Atibaia/ Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual/ Difusão Cineclube em parceria com a Prefeitura da Estância deAtibaia/ Secretaria Municipal de Cultura e Eventos e conta com o apoiodo MINC - Ministério da Cultura/ SAV - Secretaria do Audiovisualatravés de recursos da Lei Rouanet.
A programação completa da participação brasileira no 13° Festival Internacional de Contis:

Até Onde a Vista Alcança

Lançamento de Até Onde a Vista Alcança - em Panelas

Sinopse - Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de unir esforços em busca de um sonho coletivo. Um bingo para alugar um ônibus. Uma viagem para alcançar um sonho. Até onde a vista alcança.
A Comunidade Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim localiza-se na zona rural do município pernambucano de Panelas, a 201 km do Recife. Descendentes de uma população negra originária do extinto quilombo de Palmares, as famílias do Sambaquim nunca tiveram o registro de suas terras, as quais foram tomadas por fazendeiros da região, que as “compraram” em cartórios, na primeira metade do século XX. Aqueles que resistiram ao êxodo e à falta de terra e renda, ainda hoje, guardam oralmente a história de luta de seu povo, dançando, cantando e improvisando Mazurcas e Cirandas, manifestações culturais características da localidade.
A realização do curta - Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de organizar um bingo, com o objetivo de arrecadar recursos para alugar um ônibus e levar pessoas de diversas idades que, apesar de morarem a apenas 150 km da costa, ainda não conheciam o mar. “Naquela época, eu era reconhecido como fotógrafo pelas comunidades quilombolas e, nesse sentido, me convidaram para fotografar aquela história. Foi então que lhes respondi: mas isso não é uma cobertura fotográfica, isso é um filme!” - diz Felipe. Com uma equipe voluntária e recursos próprios, realizou-se toda a etapa de produção, cobrindo o bingo, gravando cenas da cultura e do cotidiano da comunidade e entrevistando pessoas sobre a possibilidade de conhecerem o mar. Nascia então o documentário Até Onde a Vista Alcança. Finalmente, em 13/05/2006 (coincidência ou não: o dia de aniversário da abolição), com os recursos arrecadados no bingo e alguma ajuda da prefeitura local, um ônibus levou 46 pessoas da Comunidade Quilombola à praia de Barra Grande, em Alagoas, para encontrarem pela primeira vez o oceano. “Nesses meses entre o bingo e a realização da viagem, percebemos que se tratava de um filme sobre algo comum a todos nós, a realização de um sonho. E a linguagem que utilizaríamos no instante da concretização de um sonho tão nobre como aquele não poderia simplesmente registrar o real, precisava transmitir o sonho ao espectador. Foi daí que surgiu a idéia da fotografia preto e branco em película”. O próprio diretor Felipe Peres Calheiros e Mateus Sá fotografaram em preto e branco toda a viagem entre Panelas e Barra Grande, e o extasiante encontro com o mar. As fotografias contrastam com a imagem em vídeo digital, e oferecem ao espectador a passagem a um outro mundo em duas cores, um mundo de sonho, do sonho de quem esteve no oceano pela primeira vez.
A pós-produção do curta Selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2007, o documentário recebeu recursos para sua edição e finalização, realizada entre março e novembro de 2007, com o apoio da equipe da REC produtores associados e dos Estúdios Mombitaba do Brasil. A montagem do filme, realizada por Paulo Sano e Rafael Travassos, foge ao padrão de uma construção mais tradicional e cronológica dos fatos. O filme se desenvolve entrecortado por projeções fotográficas em preto e branco de fotos tiradas dentro do ônibus durante a viagem, que quebram o ritmo da narrativa, de forma a sugerir ao espectador a idéia de uma viagem que só se revelará por completo no fim do curta-metragem. “Até Onde a Vista Alcança” é assinado pela Asterisco, um coletivo formado por Evandro Dunoyer, Felipe Peres Calheiros, Paulo Sano, Rafael Travassos e Sérgio Santos, que se conheceram no Curso de Comunicação - Radialismo e TV da UFPE, e desde 2006 produzem audiovisual juntos.
Prêmios - Vencedor do Prêmio de Incentivo à Produção Independente, em 27/04/08 no Camera Mundo – Independent Film Festival, realizado em Rotterdam (Holanda), eleito o Melhor Curta Digital pelo público do CINE PE 2008 (04/05/08), menção honrosa na 1ª Mostra Independente de Audiovisual Universitário de Goiânia (05/05/08) e Melhor Documentário Curta-Metragem Digital pelo Júri do Festival de Cinema de Maringá (30/05/08) e Melhor Documentário Digital pelo Festival Curta Cabo Frio 2008(18/06/08), “Até Onde a Vista Alcança”, assinado pelo Coletivo Asterisco, acaba de receber mais uma menção honrosa da 5.ª Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Caparaó (19/07/08).
Informações retiradas do site da Asterisco:

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Festival do Rio 2008 - Curtas

Foto do filme Areia - direção de Caetano Gotardo


Dia 25, próxima quinta-feira, começa mais uma edição do festival mais esperado do ano pelos cariocas, o Festival do Rio 2008. Entre os curtas-metragens selecionados para o festival estão alguns já premiados em outros festivais importantes pelo Brasil e exterior. Areia, de Caetano Gotardo, recebeu o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Gramado. Booker Pittman de Rodrigo Grota, também recebeu vários prêmios em Gramado, entre eles o prêmio especial do júri e o prêmio da crítica. Café com Leite, de Daniel Ribeiro, foi premiado no Festival de Berlim. E Remo Usai - Um Músico Para o Cinema, de Bernardo Uzeda, venceu o É Tudo Verdade 2008. Até dia 9 de outubro o público poderá conferir excelentes curtas brasileiros em meio aos longas nacionais e internacionais. O filme vencedor recebe o prêmio Redentor de Ouro de melhor curta do Festival. Em matéria escrita por Eduardo Valente, para o site Cinética, Caetano Gotardo falou sobre a produção de Areia:

“... Juntando a personagem com as outras imagens que já tinham se formado para mim, comecei o roteiro descrevendo Alice sentada na areia da praia apertando o peito e a barriga de um homem. Assim, o personagem Pablo surgiu primeiro como presença de um corpo ao lado de Alice. Essa mão apertando um corpo também determinou para mim um interesse em trabalhar no filme com a idéia do tato, do ato de pegar algo com as mãos (o que me parecia reforçar a relação entre presença física e lembrança, que no filme se misturam, de certa forma)...”

A qualidade nos curtas-metragens nacionais: o cuidado na decupagem dos planos, na preparação dos atores, na iluminação, na direção de arte e na elaboração dos roteiros, que se percebe nos curtas selecionados para o festival, nos faz antever os futuros realizadores de longas-metragens. E se essa qualidade se mantiver nos futuros longas, poderemos esperar um impulso no cinema nacional em pouco tempo.

domingo, 21 de setembro de 2008

Vencedor - Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens



Trecho do filme "O Homem da Árvore" de Paula Mercedes


Filme / Documentário
Nome Original: O Homem da Árvore
Direção: Paula Mercedes
País: Brasil
Ano: 2007
Duração: 20 min
Cor: Colorido


Na comemoração dos seus 10 anos o Canal Brasil realizou a terceira edição do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, que foi criado com o intuito de estimular a produção. O evento reuniu os filmes vencedores do Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-metragem de 2007, que ficaram em exibição no canal entre os dias 8 e 18 de setembro. A produção eleita recebeu o prêmio de R$ 50 mil. Entre os curtas concorrentes estavam: Trópico das Cabras; O Homem da Árvore; Memórias Sentimentais de um Editor de Passos; Justiça Emplaca; Satori Uso; Beijo de Sal; Saliva; Trecho; Vida Maria; Perto de Qualquer Lugar; Câmara Viajante. E o grande vencedor da noite de quinta-feira, dia 18, foi o filme “O Homem da Árvore” da diretora Paula Mercedes. O documentário conta a história de um ex-presidiário, que ao sair da cadeia construiu uma casa em uma árvore em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Em entrevista ao Terra, Paula se mostrou surpresa pelo prêmio: “Vim à festa para rever os amigos, encontrar os outros diretores e quando saiu o resultado, levei um susto”, contou. Paula disse ainda que irá usar o dinheiro do prêmio na produção de seu próximo filme.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Satori Uso


Trailer do filme Satori Uso - direção: Rodrigo Grota


Satori Uso (2007) (17’)

O curta de Rodrigo Grota é o primeiro filme de uma trilogia, da qual já realizou também o segundo, Booker Pittman. Satori Uso, resumindo, é um falso documentário sobre um poeta que nunca existiu. Filme vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil, do troféu de melhor filme pela crítica e fotografia (Carlos Ebert) na edição de 2007 do Festival de Gramado, o filme do paranaense Rodrigo Grota é, aparentemente, um documentário sobre a passagem do poeta japonês Satori Uso pela Londrina dos anos 50, sob a óptica do cineasta americano Jim Kleist. Satori acabara de chegar ao Brasil e decidira nunca mais publicar seus textos. Ainda sob o efeito de sua separação de Satine, sua musa inspiradora, queria se isolar do mundo. Estrelado por Rogério Ivano (Satori) e Caren Utino (Satine), o curta-metragem traz trechos de um filme inacabado de Kleist: Isolation, rodado no Paraná quando o cineasta esteve no Brasil. À época, Kleist integrava um grupo liderado pelo pintor americano Edward Hopper, que foi a São Paulo participar da Bienal Internacional de Artes. Íntimo dos principais nomes da beat generation, o que incluía Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs, ele se suicidara em 1992. Apesar de toda a verossimilhança, Satori Uso não existiu. Trata-se de uma criação do poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes. Em 1986, responsável por uma coluna literária em um jornal local, Lopes publicou uma notícia biográfica a respeito do Satori, mencionando sua passagem por Londrina, ao lado de alguns haikais do autor. À época, até Paulo Leminski chegou a ligar para Garcia Lopes pedindo que o amigo o apresentasse a Satori. Dentre outros prêmios recebidos pelo curta, destaque para os de melhor filme e fotografia no FAM 2008; Prêmio ABC de melhor fotografia no Festival de Cinema de Maringá de 2007; e menção honrosa no Curta Cinema 2007.

Satori Uso é mais um dos curtas-metragens que é candidato ao Grande Prêmio Canal Brasil

Justiça Emplaca



Mais um candidato ao Grande Prêmio Canal Brasil - animação realizada por Alexandre Bersot:

Justiça Emplaca (2007) (07’)

O ilustrador e animador carioca Alexandre Bersot assina a direção do curta-metragem vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil na edição de 2007 do Festival Anima Mundi. Justiça Emplaca recebeu também o prêmio Anima Mundi Itinerante, depois de percorrer algumas capitais do Brasil, além de ter participado do Granimado – Festival de Animação de Gramado, no mesmo ano. Suspense e ação. Um ato hostil, apesar de aparentemente inofensivo, provoca uma reação inesperada e, talvez, não menos contundente. O non-sense dos desenhos animados é usado no curta para levantar a questão da banalização da violência, revelando atitudes irresponsáveis da vida real, como o estranho hábito de atirar em placas de trânsito. Há tempos pensando em fazer um trabalho com as sinalizações, Alexandre teve a idéia em uma noite, já quase dormindo, quando decidiu ilustrar a natureza irascível dos humanos e as conseqüências que essa violência pode provocar em um boneco de placa.

O Homem da Árvore

Foto do filme: O Homem da Árvore - direção: Paula Mercedes.
Outro candidato ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens
é o filme dirigido por Paula Mercedes:
O Homem da Árvore (2007) (19’)


Com direção, produção e roteiro da paulista Paula Mercedes, o curta vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil no Festival É Tudo Verdade de 2007 conta a história do ex-presidiário Mário Sérgio. Depois de passar 18 anos na cadeia, sobrevive graças às latas que recolhe no lixo das embaixadas, em Brasília. Curiosamente, ele “construiu” sua moradia sobre uma árvore localizada em frente ao Congresso Nacional. É ali que passa boa parte dos dias, entoando canções evangélicas e usando a estrutura dos prédios públicos para secar roupa e tomar banho. Numa bica ao lado do Ministério da Justiça, ele lava roupas e enche seu balde com água para uso pessoal. Na cabana sobre a árvore, guarda livros religiosos, a Bíblia e um exemplar da Constituição. “Sou um brasileiro que não desiste de lutar pela verdade nem pelo meu objetivo: provar minha inocência”, declara.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Saliva + Trecho - Hoje no Canal Brasil

Trailer do filme Saliva - direção: Esmir Filho

Saliva (2007) (15’) – Curta vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil e escolhido melhor filme no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo de 2007. A produção paulista do diretor Esmir Filho foi exibida na Semana da Crítica durante o Festival de Cannes e eleita a melhor da categoria no Festival Internacional de Filmes de Catalunha (Espanha), também em 2007. Nesse mesmo ano, o filme foi o candidato brasileiro para disputar uma indicação ao Oscar e recebeu os troféus de melhor direção no Festival de Cinema de Gramado; melhor filme no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro; Grande Prêmio Mostra-língua no Festival de Coimbra (Portugal); melhor direção e montagem na Mostra Londrina de Cinema; melhor direção e atriz no Curta Canoa; melhor fotografia no Vitória Cine e Vídeo. Saliva retrata com delicadeza e sensibilidade o fluxo mental e sensorial de uma garota de 12 anos diante de seu primeiro beijo. Como experiência única e memorável, o filme utiliza tom onírico para expressar o medo do encontro físico e emocional com o próximo. Dúvidas mergulhadas em saliva. O curta busca refletir sobre as inquietações de menina, atiçando a curiosidade que muitos adolescentes têm em relação ao primeiro beijo e trazendo para outros já experientes uma lembrança agridoce do que foi o momento. No elenco, estão os atores Mayara Comunale, Gabriel Cavicchioli e Hellen Vasconcelos. Esmir Filho é um dos realizadores do “vídeo-fenômeno” da internet Tapa na Pantera, que ultrapassou a marca de 10 milhões de espectadores, e vem colecionando prêmios em todos os trabalhos que realiza.

Trecho (2006) (18’) – Vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil no Cine PE em 2007, o curta mineiro acompanha a viagem solitária de Libério José da Silva pelas estradas brasileiras. O andarilho remonta um trecho do percurso que realizou em 1996, quando saiu de Belo Horizonte em direção a Recife. Dirigido por Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr., o filme dispensa o caminho tradicional do documentário jornalístico e retrata com poesia a relação entre o homem e a estrada. As lembranças e os questionamentos do personagem se mostram transformados pelo passar do tempo, pela paisagem e pela própria experiência do filme. A produção recebeu os prêmios de melhor filme, montagem e fotografia no Festival de Brasília em 2006; no ano seguinte, foi eleito o melhor documentário em curta metragem no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport).

Exibição: Terça - dia 16/09, às 23h30 e Quinta - dia 18/09, às 2h15 (da manhã).

Trópico das Cabras


Trópico das Cabras é um dos concorrentes ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens.




Trópico das Cabras
(2007) (23’)
Ficha Técnica:
Roteiro: Fernando Coimbra
Fotografia: Lula Carvalho
Direção de arte: Fernando Zuccolotto
Montagem: Karen Akerman
Companhia produtora: Cabra Filmes e Kinoosfera Filmes
Elenco: Victor Hugo Carrizo, Larissa Salgado
Som direto: Tiago Bitencourt


Fernando Coimbra é o responsável pelo roteiro e pela direção do curta paulista, vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil no Festival de Brasília de 2007, quando também ganhou os troféus de melhor filme, atriz, fotografia e Prêmio da Crítica. A bordo de seu Chevette 79, um homem de meia-idade (Victor Hugo Carrizo) parte com sua jovem mulher (Larissa Salgado) do litoral de São Paulo para o interior do estado, tentando salvar de uma vez por todas o relacionamento desgastado. Aos poucos, eles se entregam aos desejos mais obscuros e secretos. Um jogo de atração e repulsa, narrado a partir da memória de um homem que não quer deixar a imagem de sua amada se perder no emaranhado de suas lembranças. Trópicos das Cabras foi exibido em diversos eventos no exterior.
Festivais em que Trópico das Cabras participou e prêmios:
40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2007): Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Prêmio da Crítica, Prêmio de Aquisição do Canal Brasil. 11º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (2007): Prêmio do Público, Prêmio dos Cineclubes, Prêmio Revelação. 3º Festival de Atibaia - Internacional do Audiovisual (2008) Melhor Direção e Menção Honrosa do Sindcine para a Melhor Fotografia. 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 30º Clermont-Ferrand International Film Festival(França) Seleção Oficial da competição internacional 16º Concurso Iberoamericano de Cortometrajes - Festival de Cine de Cartagena de Indias. (Colômbia) Seleção Oficial XXIII Festival Internacional de Cine en Guadalajara (México). Seleção Oficial da competição de curtas-metragens iberoamericanos. 1º Iguacine – Festival da Cidade de Nova Iguaçu, Menção Honrosa do Juri Oficial 5° FESTIVAL DE CINEMA DE MARINGÁ 2008, XII FENART (João Pessoa, Paraíba), Cine PE – Festival do Audiovisual 2008 Melhor Fotografia, Prêmio ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), Melhor Fotografia de Média-Metragem – Lula Carvalho, 3º CineOP - Festival de Cinema de Ouro Preto, 23º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA JOVE (Espanha), Seleção Oficial. 16th IFF ARTFILM - Trencianske Teplice/Trencin (Eslováquia) Seleção Oficial. 10º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, 6º Curta Santos Festival do Rio 2008. Hors Concours. Imago 2008 (Portugal).










Blog de Fernando Coimbra - http://ocabra.blogspot.com/

GRANDE PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS-METRAGENS – 3ª EDIÇÃO


Em setembro, entra em cartaz a terceira edição do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-metragens. Criado com o intuito de estimular a produção, o evento reúne os filmes vencedores do Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-metragem de 2007 – com exibição na telinha entre os dias 8 e 18 de setembro. Na tarefa de eleger qual produção ganhará R$ 50 mil. Em 2007, o Canal Brasil premiou 11 produções com o valor de R$ 5 mil por filme, tendo em contrapartida o direito de exibir os trabalhos em primeira janela na televisão. Um grupo formado por jornalistas de diversos veículos de comunicação espalhados pelo Brasil escolheu, nos principais festivais de cinema do país, os seguintes títulos:

• Trópico das Cabras – premiado no Festival de Brasília.
• O Homem da Árvore – premiado no Festival É Tudo Verdade.
• Memórias Sentimentais de um Editor de Passos – premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes.
• Justiça Emplaca – premiado no Anima Mundi.
• Satori Uso – premiado no Festival de Gramado.
• Beijo de Sal – premiado no Cine PE.
• Saliva – premiado no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.
• Trecho – premiado no Cine PE.
• Vida Maria – premiado no Cine Ceará.
• Perto de Qualquer Lugar – premiado no Festival de Gramado.
• Câmara Viajante – premiado no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

Horário:
de segunda a quinta, às 23h30.
Alternativo - de quarta a sábado, às 2h15 da madrugada.
Exibição do curta-metragem vencedor:
Sábado, dia 20/09, às 22h30.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

6 curta santos


Competitivo para filmes de curta metragem, de todos os gêneros e bitolas, produzidos em qualquer época, e não competitivo para longas metragens.
Locais de exibição:
Cine Roxy - Santos salas 1 e 5, Espaço Unibanco de Cinema, Museu da Imagem e do Som de Santos – MISS (Sala Chico Botelho), Posto 4 Cinearte (sala Rubens Ewald Filho), Cine Roxy 6 - São Vicente, Teatro Coliseu de Santos, Sesi Santos, Sesc Santos, Terminal Rodoviário de Santos, Porto de Santos e Universidades parceiras.
Programação:
mostras regulares: Olhar Caiçara, Olhar Brasilis, Curta Clip (videoclipes); mostras especiais: Curta Online, Curta Matinê, Mostra Universitária, Mostra Curta Cris (temática GLTBS) e Mostra de Longas Metragens convidados.
Em uma parceria inédita com o Curta Santos, a Academia Internacional de Cinema (AIC) irá premiar o melhor diretor eleito na categoria Olhar Caiçara desta sexta edição do festival com uma bolsa de estudos. O tema do curso e a data em que ocorrerá ficarão a critério do premiado.

Festival do Rio 2008


O Festival do Rio 2008 anunciou os curtas brasileiros selecionados para o festival - que vai do dia 25 de setembro a 9 de outubro.

Foto do filme Areia - direção de Caetano Gotardo

MOSTRA COMPETITIVA

- "Areia", de Caetano Gotardo
- "Blackout", de Daniel Rezende
- "Café com leite", de Daniel Ribeiro
- "Cotidiano", de Joana Mariani
- "Depois das nove", de Allan Ribeiro
- "Domingo de Páscoa", de Pedro Amorim
- "La dolorosa", de Odilon Rocha
- "O que há de ficar", de Felipe Continentino
- "Se não fosse o Onofre...", de Erika Mader
- "Um", de Ricardo Mehedff
- "69 - Praça da Luz", de Carolina Markowicz e Joana Galvão
- "Dossiê Rê Bordosa", de Cesar Cabral
- "Dreznica", de Anna Azevedo
- "Urubus têm asas", de André Rangel e Marcos Negrão
- "Booker Pittman", de Rodrigo Grotta
MOSTRA HORS CONCOURS
- "Antes do Café", de Heitor Reis e Marcelo Villanova
- "Maridos, amantes e pisantes", de Angelo Defanti
- "Trópico das cabras", de Fernando Coimbra
- "A vida é curta", de Leo Falcão
- "Tira os óculos e recolhe o homem", de André Sampaio
- "Imerso", de Bruno Mello
- "Manual para se defender de alienígenas, zumbis e ninjas", de André Moraes
- "Mais uma história no Rio", de Raul Guterrez
MOSTRA RETRATOS
- "Nós Somos um Poema", de Sergio Sbragia e Beth Formaggini
- "No tempo de Miltinho", de André Weller
- "Remo Usai - Um Músico Para o Cinema", de Bernardo Uzeda

Maria Flor

A animação “Maria Flor” de Camila Carrossine, foi exibida no Anima Mundi, foi selecionada para o festival italiano: Concorto Film Festival, já foi vista por mais de 1.600 pessoas no youtube e agora está no BLOG CURTAS. Vale a pena também dar uma conferida no blog da Camila, Karaminholas – idéias e ilustrações: http://www.karaminholas.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

CINE CUFA


Entrou em cartaz ontem, dia 09, o CINECUFA. Com intuito de valorizar as obras audiovisuais produzidas por cineastas de diferentes favelas do mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro realiza, com entrada franca, a segunda edição do CINECUFA. Organizado pela Central Única das Favelas as obras exibidas não abordam necessariamente o tema “favela” mas têm por trás das lentes o ponto de vista da periferia e de seus legítimos representantes.
Programação de amanhã, 11 de setembro, Quinta-Feira:

1° SESSÃO – 66’- 16:30H - BH tem hip hop, 66’
2° SESSÃO – 60’- 18:00H - Vozes da Bolívia, Bolívia, 10' Panorama - Arte na periferia, 50'

DebateTema: A função social e política dos filmes de favela

Para saber mais acesse o site: http://www.cinecufa.com.br/

IV Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia

Hoje, dia 10 de setembro, é o último dia para se inscrever para as Mostras Competitivas nas categorias: filmes de longa-metragem 35mm ou digital (ficção e documentário), curta-metragem goianos, vídeos universitários de estudantes de faculdades de Goiânia e vídeos caseiros.
Quem ainda pretende se inscrever pode preencher a ficha disponível no site http://www.festcinegoiania.com.br/ . Os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com fotos do filme, sinopse, ficha técnica e artística, além de uma cópia da produção em DVD, à Coordenação Geral do Festival, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

Making of - Por Dentro Dela

Making of do curta: Por Dentro Dela - direção de Alan Medina e Victor Hugo Simões

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Por Dentro Dela

Cartaz do filme Por Dentro Dela - direção de Alan Medina e Victor Hugo Simões


Por dentro do filme: Por Dentro Dela – texto extraído do site: http://pordentrodela.sites.uol.com.br

"Por Dentro Dela pretende abordar a problemática do amor moderno, o modern love. A idéia está associada historicamente às relações fugazes que se determinam pelo ambiente metropolitano. O ritmo impresso em nossos corpos é, na maior parte das vezes, o da tecnologia. Nas casas noturnas por exemplo, as luzes, os aditivos e o som industrial, criam um ambiente que ajuda a codificar relações amorosas instantâneas e fragmentadas. Desde a revolução sexual nos anos 60, as relações sexuais livres contrapõem-se ao padrão familiar tradicional, e recebem a crítica de não conseguirem suprir as necessidades afetivas do modelo de casamento. Entretanto, na virada do milênio, é do seio dessas novas relações que podemos ver emergir uma nova idéia do amor, que dura no tempo como renovação do Romantismo.
O Filme está inserido em um momento histórico (atual) de intensa mutação das sociedades humanas, há mais de 200 anos. Revoluções tecnológicas, modelos de organização econômica, política e social têm reverberado no universo comportamental da espécie. Características masculinas e femininas encaradas como naturais e orgânicas, começam a se multifacetar, e hoje podem ser identificadas de forma mais amoral, o que revela o caráter cultural destes atributos.
Hoje podemos dar crédito à história de um homem que chega ao limite de travestir-se segundo a imagem da mulher amada, seu ideal romântico. Este é o caso do protagonista de Por Dentro Dela, que apresenta a construção de uma relação afetiva sólida não convencional entre um homem e uma mulher.
Luiz resolve sair a procura de sua felicidade. Esta busca o leva a ter experiências homossexuais, a travestir-se e até a imaginar-se “grávida”. Porém, em nenhum momento de sua trajetória, deixa de amar Rosa, seu complemento natural, sua fonte de vida. Rosa, por sua vez, aceita as escolhas de Luiz até o limite da “patologia”, sem que isso seja um sinal de submissão. Pelo contrário, ela é a personificação do amor incondicional, a aceitação integral de quem ama. Para Rosa, Luiz é mais do que um corpo masculino, é mais do que um corpo, mais do que qualquer imagem ou comportamento pré-estabelecido.
Assim, esta relação desafia o tempo louco da cidade, superando os estereótipos dos antigos padrões do amor. O desfecho de Por Dentro Dela defende as diversas formas de relação, ampliando o horizonte das possibilidades de amar. Como o curta trata da inadequação de Luiz em relação a seu corpo, a gestualidade contribui mais para o desenrolar da trama do que a palavra pronunciada. A estética do filme adota a “não-fala”, que se revela mais expressiva para a construção da narrativa. A fala, presente apenas em uma cena, aparece para ressaltar ou complementar a história, contada a partir de imagens."
Por Dentro Dela esteve em cartaz no 19° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Janela Internacional de Cinema do Recife


“A idéia de abrir esta Janela Internacional de Cinema no Recife surgiu de uma série de inquietações. A primeira delas é a de ter um espaço em Pernambuco que ofereça um olhar generoso para a produção independente no cinema em todos os seus formatos atualmente disponíveis, seja lá de onde ela vier.” – do site do festival - http://www.janeladecinema.com.br
O festival acontecerá na cidade do Recife, entre os dias 13 e 20 de novembro de 2008.
A 1° Janela Internacional de Cinema do Recife tem como objetivo o acesso do publico a obras diversas da produção nacional e internacional em curtas metragens, aliando a exibição ao diálogo entorno do cinema.
- Mostra competitiva brasileira, na qual concorrerão filmes produzidos em qualquer formato de captação de imagem, de qualquer gênero, realizados a partir de janeiro de 2006, com duração máxima de 35 minutos, cujos realizadores sejam brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
- Mostra competitiva internacional, na qual concorrerão filmes produzidos em qualquer formato de captação de imagem, de qualquer gênero, realizados a partir de janeiro de 2006, com duração máxima de 35 minutos, cujos realizadores sejam estrangeiros ou residentes no exterior.
A inscrição de filmes vai até do dia 12 de setembro de 2008.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dez Elefantes - Trailer

Filme de Eva Randolph - Premiado no festival de Locarno e um dos finalistas do Kodak Filmschool Competition 2008

Sinopse: Clara tem 8 anos e mora com a mãe e o irmão em uma casa no campo. As crianças brincam de pique-esconde. Clara se escondeu no galinheiro.

Finalistas Kodak Filmschool Competition 2008 – Etapa Brasil

Os jurados do Kodak FilmSchool Competition 2008 – Etapa Brasil - selecionaram, no dia 20 de agosto, os 6 finalistas do concurso deste ano. Por aproximadamente 3 horas, os jurados estiveram reunidos nos Estudios Mega, em São Paulo, e puderam assistir os curta-metragens dos estudantes, indicados e selecionados pelas Universidades. Como o foco do concurso é a fotografia dos filmes, um dos principais segmentos julgados foi a melhor fotografia e adaptação da mesma às histórias dos filmes de forma eficaz.

Os finalistas selecionados foram:
· A Trupe (FAAP) Diretor de fotografia: Helton Okada
· Cidade do Tesouro (ECA USP) Diretor de fotografia: Alexandre Taira
· Dez Elefantes (UFF) Diretor de fotografia: Daniel Bustamante e Bia Marques
· Hoje é o seu dia (ECA USP) Diretor de fotografia: Felipe Arroyo da Cunha
· Laura (Estácio de Sá- Tom Jobim) Diretor de fotografia: Vinicius Brum
· O Desgosto da mais lenha para pensar (UFSCAR) Diretor de fotografia: Rafael Rolim Rodrigues

É importante recordar que os Diretores de Fotografia finalistas acima, já têm garantido como prêmio e incentivo, 4 latas de Negativo Kodak 16mm x 400 pés e já estão selecionados para a Semana ABC 2009, onde os associados escolherão a melhor fotografia de filme estudantil. No próximo dia 15 de setembro, segunda-feira, às 19h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, haverá a grande final etapa Brasil, com a projeção dos 6 curtas-metragens finalistas e o anúncio do grande vencedor do concurso que será o representante da Kodak Brasileira no “FilmSchool Competition- Etapa América Latina” . O vencedor América Latina, será anunciado dia 1 de novembro de 2008, através da decisão do jurado, o famoso Diretor de Fotografia australiano, Peter James (ACS/ASC). O prêmio para o vencedor da Etapa América Latina é uma viagem para Clermont- Ferrand Short Film Festival, em janeiro de 2009.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

6° Festival Internacional de Cinema Infantil

O Festival Internacional de Cinema Infantil levará uma seleção de 28 filmes para as salas dos complexos da Rede Cinemark em sete cidades brasileiras. A estréia será no Rio de Janeiro e Niterói, de 29 de agosto a 7 de setembro. O FICI reúne títulos inéditos e clássicos, curtas-metragens nacionais e internacionais e animações feitas para a internet, além de oficina e debate. Realizado com exclusividade na Cinemark desde sua criação, o FICI passará também por Brasília, de 5 a 14 de setembro; na seqüência irá para São Paulo e Campinas, de 12 a 21 de setembro; depois para Belo Horizonte, de 19 a 28 de setembro; e por último, pelas capitais nordestinas Salvador e Aracaju, de 26 de setembro a 5 de outubro. Uma das novidades do FICI 2008 é a realização do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Sete curtas-metragens nacionais concorrerão a R$5.000,00 em serviços de laboratório oferecidos pela Labocine Grupo de Cinema. Os sete curtas que concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, são:









Claro Curtas


O Festival foi lançado nessa terça-feira dia 2. A primeira edição do Claro Curtas premiará 20 produções entre 30 e 90 segundos, com o tema: "Diversidade e Inclusão", o festival defende que a liberdade de expressão é fundamental para que todos possam contar suas histórias e compartilhar suas experiências. Os trabalhos poderão ser feitos em qualquer linguagem de vídeo, sejam câmeras profissionais, ou telefone celulares, e as inscrições estão abertas para amadores e profissionais. Como principais chamarizes dessa edição do Claro Curtas estão as oficinas com os cineastas José Padilha ("Tropa de elite"), e Stephen Hopkins ("24 horas"), entre outros nomes. O festival é patrocinado pela operadora de celular Claro e vai premiar os 4 primeiros colocados com prêmios em dinheiro (o primeiro colocado leva R$ 50 mil em barras de ouro e outros prêmios). Os vencedores cedem os direitos de seus vídeos à empresa. As inscrições estão abertas.

Para saber mais acesse o site do festival:
http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/index.jsp

O filme esquecido de Santos Dumont

Fotos Coleção Santos Dumont/Acervo do Museu Paulista/USP

O cinema foi muito importante no início da aviação pois era a única maneira de se homologar o marco do primeiro vôo realizado. Por esse motivo, existem tantos registros visuais antigos e engraçados de tentativas frustradas de vôos. Foi também o registro imagético que estabeleceu o vôo de Santos Dumont como o primeiro da história, pois diferente dos irmãos Wright, Santos Dumont filmou seu feito. Outra curiosidade que envolve Santos Dumont e o cinema é que o primeiro registro sonoro do cinema francês, foi um discurso proferido pelo aviador na Academia Francesa de Aviação.
O filme esquecido de Santos Dumont, um curta-metragem com imagens do aviador aos 28 anos, explicando seu balão dirigível a um nobre inglês, foi descoberto pelo cineasta Carlos Adriano. O filme foi encontrado em um raro mutoscópio, no museu do Ipiranga em São Paulo. Carlos Adriano, resolveu pesquisar o artefato cinematográfico mantido no acervo da sala Santos Dumont e encontrou o mutoscópio, composto por 1.322 cartões fotográficos guardados em seu carretel (658 com imagens e 664 brancos ou pretos). Carlos imaginou que o objeto representasse um registro de Santos Dumont que merecia investigação detalhada. E em 2004, decidiu transformá-la em matéria-prima de seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.
O que resta desse filme feito em película há mais de cem anos, se resume a menos que um minuto – 52 segundos e 16 quadros. Santos Dumont explica seu balão dirigível a C.S. Rolls. Essas imagens foram filmadas provavelmente entre 22 e 28 de novembro de 1901, em Londres, pela filial britânica da produtora American Mutoscope & Biograph Company, e exibidas pela primeira vez em 3 de dezembro de 1901, no Palace Theatre, também na capital britânica.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Trailer - Café com Leite

Trailer do filme Café com Leite - roteiro e direção: Daniel Ribeiro

Resultados da 19ª Edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

.Os dez filmes internacionais mais votados pelo público:
A Segunda Vida do Açucareiro, de Didier Canaux - França; Cunaro, de Alexandra Henao - Venezuela; Eu Sou Bob, de Donald Rice - Inglaterra; Histórias do Garotão, de Johannes Nyholm - Suécia; Love You More, de Sam Taylor-Wood - Inglaterra; Meu Irmão, de Jan Wagner - Polônia; Na Linha, de Reto Caffi - Alemanha / Suíça; O Emprego Santiago, de ´Bou´Grasso - Argentina; Tout Est Bom dans le cochon, de Emma Perret - França; Última Viagem, de Pierre Duculot – Bélgica

.Os dez curtas brasileiros mais votados pelo público:
Animadores, de Alan Sieber - RJ; Blackout, de Daniel Rezende - SP; Café com Leite, de Daniel Ribeiro - SP; Dia de Visita, de André Luís da Cunha - DF; Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral - SP; Espalhadas pelo Ar, de Vera Egito - SP; O Som e o Resto, de André Lavaquial - RJ; Os Filmes que Não Fiz, de Gilberto Scarpa - MG; Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra - SP; Prîara Jõ. Depois do ovo, a guerra, de Komoi Panará – PE

.Prêmio Revelação - Os Sapatos de Aristeu, de René Guerra.
.Prêmio de Aquisição Canal Brasil - Os Filmes que Não Fiz, de Gilberto Scarpa.
.Prêmio TV Cultura de Curta-Metragem - Osmar, a primeira fatia do pão de forma, de Alê Machaddo (SP); A passageira do trem das onze, de Rogério Nunes (SP) e Relicário, de Rafael Gomes (SP)
.Prêmio Aquisição do SESC TV de melhor diretor estreante - Menino Aranha, de Mariana Lacerda (SP/PE)
.Da seção KinoOikos - Formação do Olhar: A Cidade de Plástico, de Liliane Sena (BA) e Priara Jô, Depois do Ovo, A Guerra, Komoi Panará - Vídeo nas Aldeias (PE)
.A premiação Skyy - Amor Liquido, de Bruno Scalzo - Latino-americana - Ouço o Seu Grito, de Pablo Lamar - Panorama Internacional - Eu Sou Bob, de Donald Rice
.Prêmio Espaço Unibanco de Cinema - Dia de Visita, de André Luis da Cunha; Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral e Os Filmes que Não Fiz, de Gilberto Sacarpa
.Prêmio Porta Curtas Petrobras - Emprego Temporário, de Leonardo Esteves; Dez Elefantes, de Eva Randolph e Casa de Máquinas, de Daniel Herthel e Maria Leite
.Prêmio MovieMobz – Café com Leite, de Daniel Ribeiro; Cigano, de Eduardo Mattos e Depois das Nove, de Allan Ribeiro
.Ctav Prêmio Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral
.Prêmio Brazucah - Espalhadas Pelo Ar, de Vera Egito
.Prêmio Curta o Curta - Pão Com Mortadela e Meia Mussarela, de Natalia Ferretti, das Oficinas Tela Brasil, de São Paulo e Uma Mãe Como Eu, de Luiz Carlos Nascimento, do Cinema Nosso, Rio de Janeiro.
*Troféus
A ABD ofereceu este ano dupla premiação:
.Um troféu ao curta de maior destaque na mostra latino-americana - Chibumbé, de Antônio Coelho e menção honrosa - O Emprego, de Santiago “Bou”Grasso.
.Um troféu ao curta de maior destaque nas seções Mostra Brasil - Booker Pitman, de Rodrigo Grota e menção honrosa - Os Filmes Que Não Fiz, de Gilberto Acarpa
.O Troféu Coelho de Prata / Prêmio Mix Brasil - Eu Sou Gay, de Nicolas Kolovos
.Prêmio Cachaça Cinema Clube - Terra, de Savio Leite, Ocidente, de Leonardo Sette e O Dia Em Que Não Matei Bertrand, de Luiza Carlos Oliveira Jr e Ives Rosenfeld